Does your faith need strengthening? Are you confused and wondering if Jesus Christ is really "The Way, the Truth, and the Life?" "Fight for Your Faith" is a blog filled with interesting and thought provoking articles to help you find the answers you are seeking. Jesus said, "Seek and ye shall find." In Jeremiah we read, "Ye shall seek Me, and find Me, when ye shall seek for Me with all your heart." These articles and videos will help you in your search for the Truth.

Wednesday, May 7, 2014

Cristo em nós, a Esperança da Glória

Não é possível esconder um espírito feliz, prestativo e alegre, pois irradia luz e alegria. As pessoas veem e comentam: “Você tem um semblante iluminado, você parece muito feliz. Está sempre sorrindo. Você simplesmente brilha!” A gente emana essa luz.

A felicidade é a gente que faz. É uma lei de Deus, tal como a gravidade, que você não vai ficar feliz se esforçando por ser feliz ou tentando arranjar outra pessoa para deixá-lo feliz. Encontramos a felicidade quando tentamos fazer os outros felizes. Não se encontra a felicidade correndo atrás dela. Pelo contrário, se nos esforçarmos para fazer os outros felizes, a felicidade virá ao nosso encontro. Vai nos perseguir, alcançar e nos dominar.

Costumam dizer que “amor só é amor quando você o dá”. O que isso significa? O amor só existe quando procuramos alguém com quem compartilhar o amor. Não é procurar ser amado. Esse é um ato egoísta, uma busca por satisfação própria.

Quando você está triste, chateado, com vontade de chorar, quer ver todo o mundo na fossa; quer que sintam pena de você e tenham empatia. “Como eles podem estar numa boa quando estou triste assim? Como podem estar alegres, quando estou chateado deste jeito? Nada disso! Podem começar a se lamuriar comigo! Não se atrevam a ficar alegres quando eu não estiver!” Essa atitude é lastimável, mas típica da natureza humana. A natureza divina, por outro lado, a natureza espiritual de Jesus, é querer animar os outros, encorajar as pessoas, ajudá-las a se sentirem alegres, mesmo que você não se sinta assim.

A questão —ou o problema— é que muitos culpam os outros por seus problemas. Passam a vida procurando alguém que os faça felizes, em vez de procurarem alguém a quem tornar feliz. Tentar culpar os outros por nossos problemas é uma reação natural. “Por que eu, Senhor? Não tenho nada a ver com isso; sou uma vítima! Não é culpa minha. A culpa é dele. A culpa é dela! A culpa é deles! Eles me deixam assim!” Pelo fato de estar triste e infeliz, você talvez nem perceba que está querendo puxar todos para baixo com você.

O ser humano adora comiseração, mas, às vezes, não precisamos disso de maneira alguma. Alguém precisa chegar junto e nos dar um abanão para deixarmos essa letargia, autocomiseração e nos voltarmos para o Senhor, para Seu trabalho, para os outros, e nos esquecermos do nosso ego imprestável! Você jamais vai ganhar a vitória se ficar olhando para o próprio umbigo. O que me deixa mal de verdade é ficar pensando em mim mesmo e no meu próprio espírito problemático.

Cada denominação tem uma doutrina sobre como fazer para ganhar a vitória. Algumas acreditam que todos têm o ego bom, a natureza boa, e o ego mau, a natureza má, e que a única maneira de ganhar a vitória é deixar o ego bom dominar e reprimir o mau. É a doutrina da repressão. Dizem que sempre teremos o ego bom e o mau, e que a única opção é reprimirmos o mau.

Os seguidores da Santidade defendem a doutrina da erradicação: “É verdade: você tem um ego bom e um ego mau. E a única maneira de vencer é livrando-se do ego mau. E para isso deve passar pelo processo da santificação e extirpar o ego mau como um câncer, para não sobrar nada a não ser o ego bom. É a versão santificada da minha pessoa, o verdadeiro eu, bonzinho. Agora não existe nem sombra de maldade em mim. Estou bem, só restaram as coisas boas em mim.”

A verdadeira doutrina do Espírito Santo não é nem uma coisa nem outra. Não se conquista a vitória reprimindo o ego mau, a tentação, ou fraqueza, com a nossa própria força nem tentando esmagar natureza ruim com a natureza boa. Jamais ganharemos a vitória dessa forma. Tampouco conseguiremos extirpar nossa natureza má e nos transformar em pessoas completamente puras e boas.

A verdade é que não existe natureza boa. A sua pessoa não vai ser boa de modo algum! Não existe nada de bom na natureza humana. O apóstolo Paulo disse: “Nada de bom habita em mim”.[1] A verdadeira vitória provém de Deus, de maneira que “já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim”.[2] É a doutrina de viver com Cristo.

“Não há um justo nem um sequer. Pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus.”[3] Você não é melhor do que eu, e eu não sou melhor do que você. Ninguém é melhor do que nós, exceto Jesus. Ele é o único que é bom e, sem Ele, nada somos! Não conseguimos ser bons ou justos sem Jesus. Não temos condições de ganhar a vitória ou de superar nossas fraquezas sem Ele. Não tente afugentar as trevas. Deixe a luz entrar. Deixe Jesus entrar e Ele resolverá o problema. Pare de pensar em si. Deixe Jesus entrar e a vida de Cristo brilhar em você.

Relaxe e deixe Deus agir! Pare de tentar ser algo que você não é e jamais será. Em outras palavras, pare de tentar ser justo. A única justiça que temos é a de Cristo. Como diz a velha canção: “Eleve o coração aos céus e a Sua glória o dominará. Deixe Jesus tomar posse e Ele o salvará do pecado. Eleve o coração aos céus e a Sua glória o dominará.”

“Relaxe e deixe Deus agir à Sua maneira, que é maravilhosa! Relaxe e deixe Deus agir como Lhe aprouver! Ele o encherá com o Seu Espírito e a noite dia se fará. Relaxe e deixe Deus agir como quiser.”

Ninguém é bom o suficiente. Só Jesus é bom, e é suficientemente bom para todos nós. Por isso, deixe a luz entrar e as trevas fugirão. O que é a glória? É o Espírito do Senhor. É o Seu Espírito, Sua glória, Sua pessoa.

Na nossa escola, algumas pessoas tinham mania de se queixar de espíritos maus, demônios e diabos. “Ah, o Diabo fez isto. O Diabo fez aquilo. O Diabo me causou este e aquele problema. O Diabo fez eu me atrasar. Nossa, o Diabo me dá muitos problemas!” E eu dizia: “O seu problema não é com o Diabo! Nosso maior problema é com o nosso próprio espírito, não com os espíritos malignos.”

Não coloque a culpa nos outros, nos espíritos maus nem mesmo no diabo. Você pode ser o seu pior inimigo! Pode ter conquistado tudo, mas o seu próprio espírito é o mais difícil de vencer. A única maneira de vencê-lo é deixando Jesus dominar. Ele é o seu melhor amigo.

“Ponha os olhos em Jesus não nas ondas do mar. Ponha os olhos em Jesus, a fé nEle salvará. Ponha os olhos em Jesus e creia nas Suas promessas. Ponha os olhos em Jesus, Ele nunca vai falhar.”

Então, por que não parar de se esforçar tanto para chegar lá! Pare de tentar ganhar a vitória. Deixe Jesus entrar e Ele vai conquistar para você. Concentre-se no Senhor. Concentre-se no seu trabalho e em ajudar os outros. Procure fazer os outros felizes. Tenha amor verdadeiro, altruísta e abnegado pelas pessoas. Isso é amor, não ficar tentando arranjar alguém que o faça feliz. Mantenha a mente em Jesus. Peça a Ele para ajudar você a amá-lO tanto que vai sentir um grande amor pelas pessoas e esquecer de si mesmo. E assim vai conseguir viver para Ele e pensar nos outros.

O que você acha de manter-se ocupado trabalhando duro por Jesus e pelos outros, esforçando-se ao máximo para ajudar as pessoas? Vai ficar tão envolvido e cheio do Espírito do Senhor, da alegria e da felicidade que Ele nos dá quando tentamos fazer outros felizes, que vai se esquecer de si mesmo e do seu pior inimigo —você mesmo. Vai encontrar o seu melhor amigo, Jesus. Ele pode cuidar de tudo, basta lhe dar sinal verde.

“Cristo em nós, a esperança da glória. A vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela fé no filho de Deus, que me amou e se entregou por mim. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim.”[4]

Publicado originalmente em junho 1985. Escritava para D. Brandt. Adaptado e republicado em fevereiro 2014.


[1] Romanos 7:18.
[2] Gálatas 2:20.
[3] Romanos 3:10,23.
[4] Colossenses 1:27; Gálatas 2:20.

0 Comments:

Copyright © Fight for Your Faith