Does your faith need strengthening? Are you confused and wondering if Jesus Christ is really "The Way, the Truth, and the Life?" "Fight for Your Faith" is a blog filled with interesting and thought provoking articles to help you find the answers you are seeking. Jesus said, "Seek and ye shall find." In Jeremiah we read, "Ye shall seek Me, and find Me, when ye shall seek for Me with all your heart." These articles and videos will help you in your search for the Truth.

Wednesday, December 14, 2022

Louvor e gratidão são atributos da vida de um cristão


Dennis Edwards

Um dos atributos mais importantes de um caráter cristão é a gratidão. A palavra de Deus nos adverte a ter um coração cheio de louvor e ação de graças. Deus espera e quer que sejamos gratos. Os Salmos estão cheios de mandamentos de gratidão. No Salmo 100:4 lemos,

“Entrai em Seus portões com ações de graças e em Seus átrios com louvor: Sejam gratos e bendigam Seu nome.”

Por que devemos ser gratos? O próximo versículo Salmo 100:5 dá a resposta.

“Porque o Senhor é bom; e Sua misericórdia é eterna e Sua verdade dura de geração em geração”.

Vemos esse tema familiar nas Escrituras. Devemos ser gratos porque Deus é misericordioso e amoroso. Devemos ser gratos porque a verdade de Deus está disponível para todas as gerações.

Em Provérbios 3:3-4 lemos: “Não te abandonem a misericórdia e a verdade; ata-as ao teu pescoço; escreve-os na tábua do teu coração: Assim acharás graça e bom entendimento aos olhos de Deus e dos homens”. Como cristãos, devemos ser misericordiosos e verdadeiros. Se formos, Deus nos abençoará porque esses são Seus atributos. Provérbio 16:6a diz: “Pela misericórdia e pela verdade a iniquidade é expiada”. Parece que misericórdia ou amor e verdade são o que nos ajudam a vencer o pecado”.

Onde mais encontramos a imagem da misericórdia e da verdade? Nada menos que a figura do Nazareno. No Evangelho de João 1:17 lemos: “Porque a lei foi dada por Moisés, mas a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo”.

O que é a graça senão a misericórdia e o amor de Deus. A lei nos condena porque nenhum de nós é capaz de cumprir seus mandamentos. Mas podemos vencer nossa natureza pecaminosa aceitando a graça de Deus, Sua misericórdia, Seu amor e Sua verdade encontrados em Jesus Cristo. Quando encontramos a salvação em Jesus, devemos transbordar de gratidão.

“Porque o Senhor é bom; e Sua misericórdia é eterna e Sua verdade dura de geração em geração”. Sua misericórdia e verdade não são outras senão Jesus Cristo. Deus é amor e Deus é verdade. A verdade e o amor são os pilares da nossa fé cristã. Por termos encontrado a verdade, a misericórdia e o amor de Deus em Jesus, devemos ser gratos. Devemos estar transbordando de louvor e ação de graças.

“Porque o Senhor é bom; e sua misericórdia é eterna”, ou seja, sempre podemos encontrar perdão em seus braços se confessarmos nossas faltas ou pecados; e afaste-se deles e volte-se para Deus. “Sua verdade dura de geração em geração.” A verdade de Deus está disponível para todos os que a buscam de todo o coração. Se O buscarmos de todo o coração, O encontraremos.

Deus nos quer e espera que sejamos gratos. Ele nos oferece Sua misericórdia e verdade em Jesus. Ao aceitar Jesus em nossos corações, vencemos o maligno, vencemos a morte e vencemos o controle do pecado sobre nossas vidas. Temos a vida eterna, portanto, devemos oferecer a Deus ação de graças. No Salmo 95:2 lemos: “Aproximemo-nos de Sua presença com ação de graças”. No Salmo 50:14a, somos aconselhados a: “Oferecer a Deus ação de graças”.

No Novo Testamento encontramos as mesmas admoestações. Em sua carta aos Efésios 5:18-21, o apóstolo Paulo escreve: “E não vos embriagueis com vinho, em que há excesso”, em outras palavras, não devemos acabar bebendo demais e contando com a bebida para nos fazer felizes, em vez de confiar no Espírito Santo de Deus. De certa forma, estamos adorando o vinho em vez de Deus se o fizermos. Paulo continua, “mas enchei-vos do Espírito; falando entre vós em salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando e salmodiando ao Senhor em vosso coração; dando sempre graças por todas as coisas a Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo”.

Devemos sempre dar graças a Deus e nos encher de cânticos e louvores. Se estivermos cheios de ação de graças e louvor, é muito mais fácil cumprir a última seção do pensamento de Paulo, onde ele escreve: “Sujeitando-vos uns aos outros no temor de Deus”. Ele então lembra as esposas de se submeterem a seus maridos e os maridos de amarem suas esposas, como se precisassem ser lembrados.

Na carta de Paulo aos Colossenses 3:14-19 vemos a mesma mensagem. “E, acima de tudo, revesti-vos do amor, que é o vínculo da perfeição. E que a paz de Deus reine em vossos corações, para a qual também fostes chamados em um só corpo; e sede gratos.” Paulo nos diz para sermos gratos. Ele continua: “Habite ricamente em vós a palavra de Cristo, em toda a sabedoria; ensinando e admoestando uns aos outros em salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando com graça em seus corações ao Senhor. E tudo o que fizerem em palavras ou ações, façam tudo em nome do Senhor Jesus, dando graças a Deus e ao Pai por ele”. Devemos ser continuamente gratos.

Em 1 Tessalonicenses 5:18 vemos o mesmo tema novamente. Paulo diz: “Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco”. Somos tão gratos quanto deveríamos ser? Estamos entrando diariamente na presença de Deus com ações de graças e louvor?

Ao longo do Novo Testamento, somos lembrados de que devemos estar contentes. Em Filipenses 4:11, lemos: “Não que eu esteja falando de necessidade, pois me inclinei para me contentar com isso, seja qual for o meu estado”. Na primeira carta de Paulo a Timóteo 6:6-8, ele escreve: “Mas a piedade com contentamento é grande ganho. Pois nada trouxemos a este mundo e é certo que nada podemos levar dele. E, tendo comida e roupas, estejamos contentes com isso.”

O Antigo Testamento não está isento da mesma instrução. Provérbios 15:16-17 nos diz: “Melhor é o pouco com o temor do Senhor, do que um grande tesouro e com ele problemas. Melhor é um jantar de ervas onde está o amor, do que um boi encurralado e com ele o ódio.” No livro de Jó 1:21-22, depois que Jó perdeu tudo, ele se recusa a amaldiçoar a Deus, mas diz: “Nu saí do ventre de minha mãe e nu voltarei. O Senhor deu, e o Senhor tirou. Bendito seja o nome do Senhor. Em tudo isso, Jó não pecou nem acusou Deus de transgressão.” Em outras palavras, Jó estava confiando em Deus e tentando andar em gratidão, apesar de seus problemas.

Deus não quer que tomemos nossas bênçãos como garantidas. No Salmo 68:19 lemos: “Bendito seja o Senhor, que diariamente nos carrega de benefícios, sim, o Deus da nossa salvação”. No Salmo 103:2-5 vemos: “Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e não te esqueças de todos os seus benefícios; quem cura todas as tuas doenças; quem redime sua vida da destruição; que te coroa com bondade amorosa e ternas misericórdias; que farta a tua boca de coisas boas; para que a tua juventude se renove como a da águia.”

Até mesmo Jesus esperava que aqueles que foram curados mostrassem gratidão a Deus. Em Lucas 17:12-18 lemos: “E, entrando numa certa aldeia, saíram-lhe ao encontro dez homens leprosos, os quais pararam de longe; e levantaram a voz, e disseram: Jesus, Mestre, tem misericórdia. em nós. E, quando os viu, disse-lhes: Ide, mostrai-vos aos sacerdotes. E aconteceu que, indo eles, ficaram limpos. E um deles, vendo-se curado, voltou glorificando a Deus em alta voz, e prostrou-se com o rosto em terra aos pés de Jesus, dando-lhe graças; e era samaritano. E Jesus, respondendo, disse: Não foram dez os limpos? Mas onde estão os nove? Não há quem tenha voltado para dar glória (ou ação de graças) a Deus, exceto este estrangeiro”.


Devemos sempre nos lembrar de agradecer a Deus por nossas bênçãos. Quando Davi foi liberto das mãos de Saul e de todos os seus inimigos, ele deu graças ao Senhor. Em 2 Samuel 22:50, lemos: “Portanto eu te louvarei, ó Senhor, entre os gentios, e cantarei louvores ao teu nome.” Em 1 Crônicas 16:8-10, Davi ora: “Dai graças ao Senhor, invocai o seu nome, tornai conhecidas as suas obras entre o povo. Cante para Ele, cante salmos para Ele, fale de todas as Suas maravilhas. Gloriai-vos em Seu santo nome: regozije-se o coração daqueles que buscam o Senhor.” No Salmo 136:1, lemos novamente: “Dêem graças ao Senhor; porque ele é bom, porque a sua misericórdia dura para sempre.” No Salmo 107:21-22 vemos: “Oh, que os homens louvem o Senhor por Sua bondade e por Suas maravilhas para com os filhos dos homens! E que eles ofereçam o sacrifício de ação de graças e anunciem Suas obras com alegria.”

No Salmo 22:3 aprendemos que Deus habita nos louvores de Seu povo. Em outras palavras, Deus habita conosco quando caminhamos em louvor e ação de graças. No Salmo 67:1-7 somos encorajados a louvar ao Senhor, pois o Senhor nos abençoará por nosso louvor. “Deus seja misericordioso conosco e nos abençoe; e faça resplandecer o Seu rosto sobre nós; para que Teu caminho seja conhecido na terra, Tua saúde salvadora entre todas as nações. Que o povo te louve, ó Deus; que todo o povo Te louve. Alegrem-se e cantem de júbilo as nações, porque julgarás os povos com justiça e governarás as nações sobre a terra. Que o povo te louve, ó Deus; que todo o povo Te louve. Então a terra dará o seu produto; e Deus, o nosso Deus, nos abençoará. Deus nos abençoará; e todos os confins da terra o temerão.”

No Salmo 150:6, o último versículo de todos os salmos, o Senhor diz: “Que tudo o que tem fôlego louve ao Senhor”. Em Hebreus 13:15 lemos: “Oferecei continuamente a Deus sacrifício de louvor, isto é, o fruto dos lábios que louvam o seu nome”. O apóstolo Pedro também nos lembra em 1 Pedro 2:9: “Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido; para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; os quais outrora não eram povo, mas agora são o povo de Deus; que não obtiveram misericórdia, mas agora alcançaram misericórdia.”

Terminemos com o Salmo 34:1-4: “Bendirei ao Senhor em todo o tempo; o seu louvor estará continuamente na minha boca. A minha alma se gloriará no Senhor; os humildes o ouvirão e se alegrarão. Oh, engrandecei o Senhor comigo, e vamos exaltar Seu nome para sempre. Busquei ao Senhor e Ele me ouviu, e me livrou de todos os meus temores”. Você quer que o Senhor o ouça e o livre de seus medos? Então, abençoe-O em todos os momentos e tenha louvor continuamente em seus lábios.

Ter uma atitude de gratidão e louvor permitirá que a presença de Deus habite com você e assegure Suas bênçãos sobre sua vida. “Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco!” [1 Tessalonicenses 5:18.] Quando a ação de graças e o louvor dominam nossas vidas, é mais provável que possamos entregar nossas vidas completamente ao Senhor. A Bíblia nos diz que tudo o que acontece em nossas vidas pode cooperar para o bem se continuarmos a confiar e amar a Deus, apesar do que aconteceu. Se nossas vidas estiverem cheias de ação de graças e louvor, Romanos 8:28 pode se tornar realidade. Ação de graças e louvor mostram nosso amor e confiança no Senhor e são as chaves para um relacionamento forte com o Senhor e uma vida feliz. Regozijemo-nos sempre no Senhor, e novamente digo regozijem-se! [Filipenses 4:4]


0 Comments:

Copyright © Fight for Your Faith