Does your faith need strengthening? Are you confused and wondering if Jesus Christ is really "The Way, the Truth, and the Life?" "Fight for Your Faith" is a blog filled with interesting and thought provoking articles to help you find the answers you are seeking. Jesus said, "Seek and ye shall find." In Jeremiah we read, "Ye shall seek Me, and find Me, when ye shall seek for Me with all your heart." These articles and videos will help you in your search for the Truth.

Monday, July 26, 2021

Quem quer que se faça rei fala contra César

                                                                     Dennis Edwards

Em nossa última lição, vimos que o rei Saul estava mais preocupado com a opinião do homem do que com a opinião de Deus. Deus não estava em todos os seus pensamentos. Saul reconheceu que temia o povo e obedecia à sua voz, em vez de temer a Deus e obedecer à Sua voz. Saul havia perdido seu amor a Deus e o substituiu pelo amor por sua posição, seu poder e sua popularidade. Ele estava mais preocupado com o louvor do homem, do que com o louvor a Deus. Hoje veremos outro exemplo semelhante na Bíblia.

Ponto Pilatos é outro exemplo triste da mesma tendência no homem, a tendência de agradar aos homens, em vez de agradar a Deus. Mesmo que Pilatos soubesse que Jesus não tinha feito nada digno de morte, embora soubesse que os líderes religiosos o levaram a julgamento por inveja, embora sua esposa lhe tivesse enviado uma forte mensagem instando-o a não fazer nada de mal para “aquele homem justo ”, mesmo assim, Pilatos cedeu à voz e ao poder daquela vociferante minoria religiosa, uma minoria que ficou famosa na história por sua administração de dinheiro e ouro e por sua capacidade de influenciar a opinião pública e os reis em todos os lugares.

Pilatos sabia que Jesus era inocente e queria libertá-lo, mas temia o poder da imprensa, o poder daquela pequena minoria religiosa e financeira de mover a opinião pública até mesmo em Roma. No Evangelho de João, lemos, "desde então Pilatos procurou libertá-lo; mas os judeus clamaram, dizendo: Se você deixar este homem ir, você não é amigo de Ceasar: todo aquele que se faz rei fala contra Cesar." [João 19:12]

Jesus já havia dito a Pilatos que Seu reino não era deste mundo neste tempo e que Seus seguidores não pegariam em armas para lutar. “Agora o meu reino não é daqui.” [João 18:36] Pilatos sabia que Jesus não estava promovendo uma derrubada violenta do governo romano. Ele pode não ter entendido a doutrina de Jesus muito profundamente, mas ele entendeu que Jesus era uma espécie de filósofo e um curandeiro. Pilatos não via Jesus como uma ameaça ao Império Romano.

No entanto, os líderes religiosos judeus viam Jesus como uma ameaça ao seu império e controle sobre o povo judeu. Pilatos conhecia o poder econômico desses líderes religiosos. Júlio César os abraçou e foi morto por seus amigos por medo e inveja do privilégio que César havia concedido a eles. Pilatos sabia que eles poderiam muito bem ter influência sobre Ceasar. Ele sabia que as opiniões deles poderiam ameaçar sua posição com Ceasar. E assim, ouvindo o clamor dos judeus de que ele, Pilatos, não era amigo de Ceasar, se ele permitiu que este Messias judeu alegasse ser um rei, Pilatos sentou-se na cadeira de juiz.

Ele sentou-se derrotado. Ele pensou que poderia enganar esses judeus. Ele pensava que era mais inteligente do que era. Ele não percebeu que estava lutando contra as forças espirituais nos lugares celestiais. Ele se sentou sem saber o que mais poderia fazer. Os líderes judeus o haviam magoado. Os líderes judeus atacaram sua posição com Roma, seu pão com manteiga, seu trabalho, sua segurança financeira. “Tudo o que um homem tem, ele dará por sua vida.” [Jó 2: 4] Pilatos não viu outra saída a não ser ceder às suas exigências. Em vez de seguir suas próprias convicções e defender a lei romana, ele temeu pela perda de seu emprego, de sua posição e de sua segurança financeira. Mesmo sabendo que Jesus era inocente, Pilatos o entregou aos desejos deles na tentativa de salvar sua carreira política.

Os líderes religiosos judeus sabiam como persuadir o povo. A mesma multidão que gritou "Hosana nas alturas", quando Jesus entrou em Jerusalém poucos dias antes, agora clamava "Crucifica-o". Pilatos, temendo que sua reputação pudesse ser manchada se um motim estourasse em Jerusalém, entregou Jesus nas mãos de Seus inimigos, enquanto Pilatos lavou cuidadosamente suas mãos e reivindicou sua própria inocência.

Embora todas as cartas parecessem favorecer a libertação de Jesus, Pilatos não conseguiu impedir o poder do mal, o poder das trevas. Ele se conformava com seus desejos temendo por seu próprio futuro. Quantos de nós fazemos a mesma coisa? Recusamo-nos a assumir uma posição correta em alguma questão moral porque tememos as repercussões dessa posição. Podemos perder nossos empregos, nossa plataforma, nossa maneira de levar pão para a mesa. Abaixamos o tom, em vez disso transigimos, quando Deus pode estar nos chamando para abraçar a cruz de Cristo tomando uma posição, em vez de fugir dela.

O apóstolo Tiago escreveu: “Adúlteros e adúlteras, não sabeis que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, quem quer que seja amigo do mundo é inimigo de Deus. ”[Tiago 4: 4] Você quer ser amigo de Deus ou amigo do mundo e de todos os seus prazeres passageiros?

Alguns dos líderes do Sinédrio, o corpo religioso e governamental judeu, secretamente acreditavam em Jesus, mas também não o tornaram público. Novamente, foi pelo mesmo motivo. Eles não queriam perder sua posição de autoridade e o privilégio financeiro que acompanhava o fato de serem membros do corpo governante da comunidade judaica. No Evangelho de João, lemos: “Porque amaram mais o louvor dos homens do que o louvor a Deus”. [João 12:43]

Assim como o Rei Saul, eles tinham medo da opinião dos homens. Mas no livro de Atos, vemos que os discípulos são de uma raça diferente. Sim, eles foram considerados homens iletrados e ignorantes pelo Sinédrio por não terem estudado com seus Rabis. Mas, quando levados perante o Sinédrio para questionamento, Pedro e os outros apóstolos responderam: “Devemos obedecer a Deus antes que aos homens”. [Atos 5:29]

A escolha é simples. Tema a Deus e guarde Seus mandamentos, ou tema os homens e guarde seus mandamentos. Os mandamentos dos homens muitas vezes se opõem aos mandamentos de Deus. Josué no Antigo Testamento, o líder da nação judaica após a morte de Moisés, reuniu Israel pouco antes de sua própria morte. Ele os desafiou a temer ao Senhor e servi-Lo com sinceridade e verdade.

 Ele disse: “Escolhei hoje a quem sirvais, os falsos deuses aos quais serviram vossos pais do outro lado do dilúvio, ou os deuses de relâmpago do povo em cuja terra habitais; mas quanto a mim e à minha casa, nós servirá ao Senhor. ” [Josué 24:15] “E o povo respondeu e disse: Deus nos livre de abandonarmos o Senhor para servir a outros deuses ... portanto serviremos também ao Senhor; porque ele é o nosso Deus. ”[Josué 24: 15b, 18b]

“E Jesus disse a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome cada dia a sua cruz e siga-me. Pois quem quiser salvar a sua vida, perdê-la-á; mas quem perder a sua vida por minha causa, esse a salvará. ”[1) uke 9: 23-24]

“E digo-vos, meus amigos: Não temais os que matam o corpo, e depois disso nada mais podem fazer. Mas eu vos mostrarei a quem deveis temer: temei aquele que, depois de matar, tem poder para lançar no inferno; sim, eu te digo: temei-o. ” [Lucas 12: 4-5]

“O temor do Senhor é o princípio do conhecimento.” [Provérbios 1: 7] Portanto, temamos a Deus e escolhamos a vida. Não sejamos como o Rei Saul ou o Ponto Pilatos, mas tenhamos coragem e resistamos à tentação de temer o homem. “O temor do homem arma-lhe um laço, mas o que confia no Senhor está seguro.” [Provérbios 29:25]

0 Comments:

Copyright © Fight for Your Faith