Does your faith need strengthening? Are you confused and wondering if Jesus Christ is really "The Way, the Truth, and the Life?" "Fight for Your Faith" is a blog filled with interesting and thought provoking articles to help you find the answers you are seeking. Jesus said, "Seek and ye shall find." In Jeremiah we read, "Ye shall seek Me, and find Me, when ye shall seek for Me with all your heart." These articles and videos will help you in your search for the Truth.

Tuesday, November 15, 2022

Seremos arrebatados antes da tribulação? - Parte 1

  

Dennis Edwards: Aqui está minha resposta à defesa do meu amigo da teoria do arrebatamento pré-tribulação.

Amigo Pre-Tribulação escreve. Com breves palavras numa linguagem simples, envio-lhe este estudo da Palavra de Deus. Começando com uma pergunta.

"Quando ocorrerá o Arrebatamento em relação à Tribulação."

A sincronia entre o Arrebatamento e a Tribulação é um dos assuntos mais polêmicos na igreja de hoje. As três visões predominantes são as seguintes:

1. A visão pré-tribulação (o Arrebatamento ocorre antes da Tribulação),

2. A visão medo-tribulação (o Arrebatamento ocorre no meio da Tribulação)

3. A visão pós-tribulação (o Arrebatamento ocorre ao final da Tribulação).

4. Uma quarta visão, comumente conhecida como pré-ira, é uma ligeira modificação da visão medo-tribulação.

Primeiramente, é importante reconhecer o propósito da Tribulação.

De acordo com Daniel 9:27, há uma septuagésima "semana" (7 anos) que ainda está por vir. A completa profecia de Daniel das setenta semanas (Daniel 9:20-27) fala da nação de Israel. Será um período de tempo no qual Deus focaliza a Sua atenção especialmente em Israel. A septuagésima semana, ou seja, a Tribulação, deve também ser um tempo quando Deus lidará especificamente com Israel.

Dennis Edwards: Aqui está a primeira suposição que temos diferente. A ideia de que as promessas a Israel no Antigo Testamento são especificamente para o povo judeu nunca foi acreditada pelos primeiros cristãos. John Nelson Darby na Inglaterra e C.I. Scofield na América em meados de 1800 foram os principais desenvolvedores ou propagandistas dessa ideia que ficou conhecida como a Teoria da Dispensação Pré-Milênio. 

Darby desenvolveu a ideia do "Arrebatamento Secreto" dos cristãos antes da tribulação, distinta de um arrebatamento dos judeus salvos no final da tribulação. Scofield, com o financiamento de seus amigos judeus, ajudou a pesquisar e distinguir quais profecias eram para o povo judeu e quais eram para a Igreja Cristã.

Os Padres da Igreja desde o tempo de Justino Mártir (100-165 d.C.) até Jorge de Tours (538-594 d.C.) nunca separaram as promessas a Israel daquelas da Igreja. Seguindo as palavras do Jesus e apóstolo Paulo, os primeiros cristãos acreditavam que muitas das promessas de Deus ao povo judeu deveriam agora ser aplicadas aos verdadeiros crentes dentro da Igreja Cristã. Eles acreditavam que muitas das profecias feitas sobre Israel, ou o povo judeu, seriam cumpridas na Igreja. Eles acreditavam que a Igreja havia substituído Israel e receberia as bênçãos pronunciadas sobre Israel. Eles acreditavam, pelo menos, em uma Teologia da Substituição parcial. Vamos ler a parábola de Jesus sobre os lavradores ímpios do evangelho de Lucas.

Lucas 20:9-19 “E começou ele a falar ao povo esta parábola: Certo homem plantou uma vinha, e a arrendava aos lavradores, e foi para uma terra distante por muito tempo. servo aos lavradores, para que lhe dessem do fruto da vinha; mas os lavradores o espancaram e despediram-no vazio; e tornou a enviar outro servo; E novamente enviou um terceiro, e também o feriram, e o lançaram fora. Então disse o senhor da vinha: Que farei? Enviarei meu filho amado; pode ser que o reverenciem quando vê-lo.

"Mas quando os lavradores o viram, arrazoaram entre si, dizendo: Este é o herdeiro; vamos matá-lo, para que a herança seja nossa. Então, lançaram-no fora da vinha e o mataram. que o senhor da vinha lhes faça? Ele virá e destruirá esses lavradores, e dará a vinha a outros. E quando eles ouviram isso, eles disseram: Deus me livre. E ele os viu e disse: Que é isso então que está escrito: A pedra que os edificadores rejeitaram, esta se tornou a pedra angular; qualquer que cair sobre aquela pedra será quebrado; mas aquele sobre quem ela cair, será reduzido a pó; e os principais sacerdotes e os naquela mesma hora os escribas procuravam prendê-lo, e temeram o povo, porque perceberam que ele havia falado esta parábola contra eles”.

Nos escritos do apóstolo Paulo vemos um tema semelhante.

Romanos 9:6-8 e 24-26 "Não como se a palavra de Deus não tivesse feito efeito. Porque nem todos os que são de Israel são Israel; nem, porque são descendência de Abraão, são todos filhos; mas: Em Isaque será chamada a tua descendência. Isto é, os que são filhos da carne não são filhos de Deus, mas os filhos da promessa são contados como descendência”. "Como ele diz também em Osee, eu os chamarei meu povo, que não era meu povo; e sua amada, que não era amada. E acontecerá que no lugar onde foi dito a eles: Vós sois não meu povo; ali serão chamados filhos do Deus vivo”.

O apóstolo Paulo também esclarece que o povo judeu como um todo não deveria ser expulso completamente, mas que muitos seriam enxertados na Igreja nos últimos dias.

Romanos 11: 23-25 "E também eles, se não permanecerem na incredulidade, serão enxertados; porque poderoso é Deus para os tornar a enxertar. Porque, se tu foste cortado do natural zambujeiro e, contra a natureza, enxertado na boa oliveira, quanto mais esses, que são naturais, serão enxertados na sua própria oliveira! Porque não quero, irmãos, que ignoreis este segredo (para que não presumais de vós mesmos): que o endurecimento veio em parte sobre Israel, até que a plenitude dos gentios haja entrado."

A visão histórica do Pré-Milênio era que a Igreja passaria pelo período da Grande Tribulação e a ressurreição ou arrebatamento ocorreria no seu final antes de entrar no Milênio. Os pré-milenistas históricos tradicionais não aceitam a visão do "arrebatamento secreto" desenvolvida por Darby, embora aceitem o que o apóstolo Paulo falou em um enxerto do povo judeu nos últimos dias. Portanto, os pré-milenistas tradicionais acreditam no reagrupamento dos judeus em sua terra natal, mas acreditam que a Igreja e o povo judeu recém-convertido passarão pelo período da tribulação juntos.

Os versículos em Daniel e ou Apocalipse ou em outros lugares que Darby e Scofield atribuem ao povo judeu, como a perseguição dos "santos, o povo santo, os eleitos", os tradicionais pré-milenistas atribuem à Igreja incluindo qualquer povo judeu salvo durante o período da tribulação. Eu poderia compilar citações dos primeiros Padres da Igreja confirmando essa visão. Benjamin Wills Newton, um dos principais Irmãos de Plymouth e um grande teólogo e estudioso da Bíblia de meados de 1800, se opôs à teologia do "arrebatamento secreto" de John Nelson Darby, que causou uma divisão nos Irmãos de Plymouth. O próprio Spurgeon fez alguns comentários sobre as novos interpretações (de Darby) e as dúvidas de Spurgeon sobre elas. Spurgeon estava diretamente no campo histórico do Pré-Milênio. Veja uma citação de Spurgeon sobre o assunto:

Israel na aliança da graça não é o Israel natural [não a nação de Israel], mas todos os crentes em todas as épocas. Antes do primeiro advento, todos os tipos e sombras apontavam para uma direção – apontavam para Cristo, e para ele todos os santos olhavam com esperança. Aqueles que viveram antes de Cristo não foram salvos com uma salvação diferente daquela que virá a nós. Eles exerceram fé como devemos; que a fé lutou como a nossa luta, e que a fé obteve sua recompensa como a nossa."

Amigo Pre-Tribulação escreve. Apesar de não necessariamente indicar que a igreja não possa estar também presente, isto nos leva a perguntar por que a igreja precisaria estar na terra durante este período.

Dennis Edwards: Esta é uma boa pergunta. A primeira parte da resposta é que não há precedente no Antigo ou no Novo Testamento, nem na história da Igreja que justifique tal posição. Deus protegeu Seu povo no Egito das pragas que Ele derramou sobre os egípcios, assim como vemos que Ele fará na Tribulação, onde Ele coloca um selo de Deus em Seu povo para protegê-los das pragas que estão sendo derramadas sobre os ímpios.

Apocalipse 7:1-3 "E depois destas coisas vi quatro anjos que estavam sobre os quatro cantos da terra, retendo os quatro ventos da terra, para que nenhum vento soprasse sobre a terra, nem sobre o mar, nem contra árvore alguma. E vi outro anjo subir do lado do sol nascente, e que tinha o selo do Deus vivo; e clamou com grande voz aos quatro anjos, a quem fora dado o poder de danificar a terra e o mar, Dizendo: Não danifiqueis a terra, nem o mar, nem as árvores, até que hajamos selado nas suas testas os servos do nosso Deus."

No livro de Ezequiel, vemos que o Senhor ordenou ao anjo que colocasse uma marca na testa daqueles que estão tristes por todas as iniquidades que o povo de Deus está cometendo em Jerusalém.

Ezequiel 9:1-11 "Então me gritou aos ouvidos com grande voz, dizendo: Fazei chegar os intendentes da cidade, cada um com as suas armas destruidoras na mão. E eis que vinham seis homens a caminho da porta superior, que olha para o norte, e cada um com a sua arma destruidora na mão, e entre eles um homem vestido de linho, com um tinteiro de escrivão à sua cintura; e entraram, e se puseram junto ao altar de bronze. E a glória do Deus de Israel se levantou de sobre o querubim, sobre o qual estava, indo até a entrada da casa; e clamou ao homem vestido de linho, que tinha o tinteiro de escrivão à sua cintura.

"E disse-lhe o Senhor: Passa pelo meio da cidade, pelo meio de Jerusalém, e marca com um sinal as testas dos homens que suspiram e que gemem por causa de todas as abominações que se cometem no meio dela. E aos outros disse Ele, ouvindo eu: Passai pela cidade após ele, e feri; não poupe o vosso olho, nem vos compadeçais. Matai velhos, jovens, virgens, meninos e mulheres, até exterminá-los; mas a todo o homem que tiver o sinal não vos chegueis; e começai pelo meu santuário. E começaram pelos homens mais velhos que estavam diante da casa. E disse-lhes: Contaminai a casa e enchei os átrios de mortos; saí. E saíram, e feriram na cidade.

"Sucedeu, pois, que, havendo-os ferido, e ficando eu sozinho, caí sobre a minha face, e clamei, e disse: Ah! Senhor DEUS! dar-se-á caso que destruas todo o restante de Israel, derramando a tua indignação sobre Jerusalém? Então me disse: A maldade da casa de Israel e de Judá é grandíssima, e a terra se encheu de sangue e a cidade se encheu de perversidade; porque dizem: O Senhor abandonou a terra, e o Senhor não vê. Pois, também, quanto a mim, não poupará o meu olho, nem me compadecerei; sobre a cabeça deles farei recair o seu caminho. Eis que o homem que estava vestido de linho, a cuja cintura estava o tinteiro, tornou com a resposta, dizendo: Fiz como me mandaste."

A marca era distinguir as pessoas boas das más, para que os anjos que trouxessem a morte poupassem os bons. Muitas vezes no Velho Testamento vemos o Senhor fazendo milagres maravilhosos para proteger e salvar Seu povo. Ele não os tira da dificuldade, mas milagrosamente os salva através dela. No livro do Êxodo, Deus disse aos israelitas que colocassem uma marca do sangue do cordeiro nas ombreiras superiores e laterais das portas de sua casa para protegê-los do anjo da morte. O anjo entraria em cada casa que não tivesse o sangue do cordeiro em suas ombreiras e mataria o primogênito.

Êxodo 12:1-13&23 "E FALOU o Senhor a Moisés e a Aarão na terra do Egito, dizendo: Este mesmo mês vos será o princípio dos meses: este vos será o primeiro dos meses do ano. Falai a toda a congregação de Israel, dizendo: Aos dez deste mês, tome cada um para si um cordeiro, segundo as casas dos pais, um cordeiro para cada casa. Mas, se a família for pequena para um cordeiro, então tome um só com seu vizinho perto da sua casa, conforme ao número das almas: conforme ao comer de cada um fareis a conta para o cordeiro. O cordeiro, ou cabrito, será sem mácula, um macho de um ano, o qual tomareis das ovelhas ou das cabras, E o guardareis até ao décimo quarto dia deste mês, e todo o ajuntamento da congregação de Israel o sacrificará à tarde. E tomarão do sangue, e pô-lo-ão em ambas as ombreiras, e na verga da porta, nas casas em que o comerem.

"E naquela noite comerão a carne assada no fogo, com pães asmos; com ervas amargosas a comerão. Não comereis dele nada cru, nem cozido em água, senão assado ao fogo: a cabeça com os pés e com a fressura.  E nada dele deixareis até amanhã: mas, o que dele ficar até amanhã, queimareis no fogo. Assim, pois, o comereis: Os vossos lombos cingidos, os vossos sapatos nos pés, e o vosso cajado na mão: e o comereis apressadamente: esta é a páscoa do Senhor. E eu passarei pela terra do Egito esta noite, e ferirei todo o primogénito na terra do Egito, desde os homens até aos animais; e sobre todos os deuses do Egito farei juízos: Eu sou o Senhor. E aquele sangue vos será por sinal, nas casas em que estiverdes; vendo eu sangue, passarei por cima de vós, e não haverá entre vós praga de mortandade, quando eu ferir a terra do Egito...  Porque o Senhor passará para ferir aos egípcios, porém, quando vir o sangue na verga da porta, e em ambas as ombreiras, o Senhor passará aquela porta, e não deixará ao destruidor entrar nas vossas casas, para vos ferir." 

Noé é outro exemplo. Noé foi uma testemunha para os povos pagãos pré-diluvianos. Ele os advertiu da destruição que viria. Mas nenhum escutou. Deus ordenou que Noé se preparasse para a destruição que estava por vir. Noé fez o que Deus ordenou e Deus o manteve durante a tempestade e Noé saiu do outro lado. No Antigo Testamento vemos também Deus levantando reis pagãos para salvar o povo de Deus na história explicada nos livros de Esdras, Neemias e Ester. Se lermos Hebreus 11 no Novo Testamento, veremos a história do povo de Deus no Antigo Testamento, muitos dos quais não foram libertados por Deus, mas morreram na fé, agarrando-se às promessas de Deus, porque buscavam uma cidade que tivesse fundamentos , uma cidade celestial, ou seja, Nova Jerusalém. Vamos ler em Hebreus.

Hebreus 11:13,16,35b-39 "Todos estes morreram na fé, não tendo recebido as promessas, mas vendo-as de longe, e persuadindo-as delas, abraçando-as, confessaram que eram estrangeiros e peregrinos no a terra...Mas agora eles desejam uma pátria melhor, isto é, uma celestial; por isso Deus não se envergonha de ser chamado seu Deus, porque preparou para eles uma cidade....E outros foram torturados, não aceitando o livramento, para obter uma melhor ressurreição; E outros foram julgados por zombarias e açoites cruéis, sim, ainda por cadeias e prisões; Eles foram apedrejados, foram serrados, foram tentados, foram mortos à espada; andaram vestidos de peles de ovelhas e de cabras, sendo destituídos, afligidos, atormentados; (dos quais o mundo não era digno), vagaram pelos desertos e pelos montes, e pelas cavernas e cavernas da terra. E todos estes, tendo obtido boa fama pela fé, não receberam a promessa”.

No período do Novo Testamento vemos que até mesmo Jesus aprendeu a obediência através das coisas que sofreu. [Hebreus 5:8] Ele nos prometeu que se O seguirmos de perto como discípulos, sofreríamos perseguição. A Igreja tem ensinado tradicionalmente que a maioria dos 11 apóstolos originais teve mortes horríveis por causa de sua proclamação do Evangelho. Diz-se que apenas o apóstolo João morreu pacificamente, mas isso foi depois que Roma tentou queimá-lo em óleo sem sucesso. Pedro foi crucificado de cabeça para baixo. Thomas morreu como mártir na Índia. Tiago foi morto pela espada sob Herodes.

Steven foi apedrejado até a morte. O apóstolo Paulo teve sua cabeça cortada em Roma e Justino Mártir com seis de seus alunos teve o mesmo destino cem anos depois. As perseguições dos primeiros cristãos não tinham precedentes e tais perseguições continuam até hoje em certas partes do mundo. O número de mártires cristãos em todo o mundo hoje é maior do que qualquer outro grupo religioso ou político. A perseguição aos cristãos ainda está acontecendo agora em muitos países. Deus não os está salvando disso, embora Ele possa fazer isso às vezes, mas Ele está lhes dando a graça de enfrentá-lo e perseverar até o fim. John Fox compilou um registro inicial dos mártires cristãos que foi publicado em 1563 mostrando especificamente os mártires protestantes sob as mãos da Igreja em Roma.

Jesus disse. "No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo." [João 16:33] "Se eles Me perseguiram, também perseguirão vocês." [João 15:20b] Apóstolo Pedro faz uma longa passagem sobre as alegrias de sofrer por amor a Cristo. Pode ser encontrado em 1 Pedro 4:12-19. Leiamos o apóstolo Pedro.

"Amados, não estranheis a ardente prova que vem sobre vós para vos tentar, como se coisa estranha vos acontecesse; Mas alegrai-vos no fato de serdes participantes das aflições de Cristo, para que também na revelação da sua glória vos regozijeis e alegreis. Se pelo nome de Cristo sois vituperados, bem-aventurados sois, porque sobre vós repousa o Espírito da glória e de Deus; quanto a eles, é ele, sim, blasfemado, mas quanto a vós, é glorificado."

"Que nenhum de vós padeça como homicida, ou ladrão, ou malfeitor, ou como o que se entremete em negócios alheios; Mas, se padece como cristão, não se envergonhe, antes glorifique a Deus nesta parte. Porque já é tempo que comece o julgamento pela casa de Deus; e, se primeiro começa por nós, qual será o fim daqueles que são desobedientes ao evangelho de Deus? E, se o justo apenas se salva, onde aparecerá o ímpio e o pecador? Portanto também os que padecem segundo a vontade de Deus encomendem-lhe as suas almas, como ao fiel Criador, fazendo o bem."

Deus não apenas nos promete perseguição, mas Ele ainda diz que a perseguição pode servir como uma correção de Sua mão. No Antigo Testamento, Deus julgou os israelitas desobedientes no deserto. Mais tarde, ele julgou Seu povo sob os Juízes. Ele julgou os reis de acordo com sua obediência ao Senhor. Finalmente, Ele julgou a nação judaica quando os babilônios vieram e destruíram Jerusalém e o Templo.

Na história vemos, também, que Deus julgou a nação judaica por sua rejeição de seu próprio Messias quando Ele destruiu Jerusalém pela segunda vez e destruiu o segundo templo. Em 70 d.C. as legiões romanas desceram assim como Jesus havia profetizado e o povo judeu foi espalhado aos quatro ventos.

A nação de Israel deveria ser uma luz e guia para o mundo. Eles deveriam ser uma nação fiel a Deus e Seus princípios. Eles falharam e se tornaram uma nação de tradições religiosas e esqueceram o verdadeiro Deus que os salvou. Eles se prostituíram atrás dos deuses deste mundo. Vemos que através do próprio texto da Bíblia, Deus mostra que espera mais de Seu povo do que espera do mundo. Vemos na palavra de Deus que há um precedente para Deus julgar e castigar Seus filhos, porque Ele os ama. Leia o livro de Jeremias ou o livro dos Números ou muitos outros mostrando como Deus julga Seu próprio povo ainda mais do que os pagãos porque eles deveriam saber melhor. "Porque o Senhor corrige o que ama, E açoita a qualquer que recebe por filho." [Hebreus 12:6]

O salmista Davi escreveu: "Os juízos do Senhor são verdadeiros e justos juntos. Mais desejáveis ​​são eles do que ouro, sim, do que muito ouro fino. Mais doces, também, são eles do que o favo de mel e por eles teu servo é advertido." [Salmo 19:9-11] Em Provérbios, lemos: "Filho meu, não desprezes a correção do Senhor, nem te canses da sua correção; pois o Senhor corrige a quem ama; como um pai ao filho em quem tem prazer." [Provérbios 3:11-12.]

O apóstolo Paulo também disse: "Aqueles que vivem piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos." O próprio Paulo foi perseguido constantemente por sua pregação do Evangelho, como vemos no livro de Atos. A perseguição não é algo que devemos temer, mas devemos abraçar. Jesus disse: “Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus. Alegrai-vos e exultai, porque grande é o vosso galardão nos céus, porque assim perseguiram os profetas que viveram antes de vós." [Mateus 5:10-12]

A Bíblia tem muitas promessas de proteção tanto no Antigo quanto no Novo Testamento. Vemos na vida de José, de Daniel e seus três amigos e de Davi como Deus pode proteger e cuidar dos Seus. O apóstolo Paulo ainda nos diz: "Ora, todas estas coisas lhes aconteceram como exemplos; e estão escritas para advertência nossa, para quem já são chegados os fins do mundo." [1 Coríntios 10:11] Em Romanos 15:4 ele diz algo semelhante: "Pois tudo o que foi escrito antes, foi escrito para nosso ensino, para que, pela paciência e pela consolação das Escrituras, tenhamos esperança."

Quando os primeiros seguidores estavam sendo perseguidos por sua fé, o apóstolo Paulo escreveu para encorajá-los. Ele lhes disse que mesmo na morte Cristo estaria com eles. Vamos ler em Romanos 8:35-39: "Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada? Como está escrito: Por amor de ti somos mortos todo o dia, somos considerados como ovelhas para o matadouro, e em todas estas coisas somos mais que vencedores, por aquele que nos amou, porque estou certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem principados, nem potestades, nem coisas do presente, nem do porvir, nem altura, nem profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor”.

Podemos dizer com o salmista: "Deus é o nosso refúgio e a nossa fortaleza e socorro bem presente na hora da angústia. Por isso não temeremos, ainda que a terra se mova, e ainda que os montes sejam levados para o meio do mar; ainda que as suas águas bramem e se agitam, embora os montes estremeçam com o seu inchaço." [Salmo 46:1-3]

Sabemos que Deus está connosco, e Ele será nosso refúgio. Ele será exaltado entre os pagãos. Ele será exaltado na terra. Confiaremos nEle e não temeremos. Pois temos o selo de Deus em nossas testas e, seja na vida ou na morte, somos dEle.

Na Parte 2, veremos as diferenças entre as trombetas da tribulação e as taças da ira de Deus, conforme mostrado no livro do Apocalipse.

Nesta link poderá ler mais sobre C.I. Scofield e o opinião de missionária Corrie Ten Boom cerca de doctrina arrebatamento Pre-Tribulação.

0 Comments:

Copyright © Fight for Your Faith