Does your faith need strengthening? Are you confused and wondering if Jesus Christ is really "The Way, the Truth, and the Life?" "Fight for Your Faith" is a blog filled with interesting and thought provoking articles to help you find the answers you are seeking. Jesus said, "Seek and ye shall find." In Jeremiah we read, "Ye shall seek Me, and find Me, when ye shall seek for Me with all your heart." These articles and videos will help you in your search for the Truth.

Thursday, November 17, 2022

A Conexão Scofield – A Tribulação com a Perspectiva de Corrie Ten Boom

Dennis Edwards

 Muitos cristãos se apegam fortemente à doutrina de escape do arrebatamento pré-tribulação,  apesar do fato de que ela é contrária à sã doutrina e à interpretação tradicional da Bíblia mantida por centenas de anos por nossos antepassados cristãos. Vou precisar fazer um pequeno caso para refutar a doutrina pré- tribulação, como é chamada.

Até a década de 1830, ninguém jamais ouvira falar de tal doutrina. Desde o tempo de Cristo, a igreja ensinava que os verdadeiros crentes sofreriam perseguição por sua fé. O próprio Jesus havia dito:

"O servo não é maior do que o seu Senhor. Se eles me perseguiram, também perseguirão você." [João 15:20]

"Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem, e vos perseguirem, e, mentindo, disserem todo o mal contra vós, por minha causa. Alegrai-vos e exultai, porque grande é o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós."  [Mateus 5:11-12]

O apóstolo Paulo ao escrever aos crentes de Corinto disse:

"Estamos perturbados por todos os lados, mas não angustiados; estamos perplexos, mas não desesperados; perseguidos, mas não abandonados; derrubado, mas não destruído." [2 Coríntios 4:8-9]

De fato, no livro de Hebreus, no décimo primeiro capítulo, encontramos a história dos heróis da fé de tempos passados, muitos que morreram por suas crenças.

"E outros foram torturados, não aceitando a libertação; para obter uma melhor ressurreição; e outros foram julgados por zombarias e açoites cruéis, sim, ainda mais por cadeias e prisões; foram apedrejados, serrados, tentados, mortos à espada; peles de cabra; ser destituído, aflito, atormentado; (de quem o mundo não era digno:) eles vagaram nas montanhas, e nas cavernas e nas cavernas da terra. E todos estes, tendo obtido boa fama pela fé, não receberam a promessa: Deus providenciou algo melhor para nós, para que eles, sem nós, não fossem aperfeiçoados." [Hebreus 11:35-40]

Em 1563, o Livro dos Mártires de Foxe foi publicado pela primeira vez. Escrito por John Foxe, o teólogo e líder protestante, era uma famosa coleção da história dos mártires cristãos desde a época das perseguições cristãs por Nero até o presente. Nela, repetidas vezes, podia-se ver que Deus nem sempre resgatou Seus servos amados, mas deu-lhes força para sofrer e morrer por sua fé. Como o apóstolo Pedro havia dito,

"Amado, não pense que é estranho a respeito da prova de fogo que há de tentar você, como se algo estranho lhe acontecesse; para que, quando a sua glória se manifestar, também vos regozijeis com grande alegria." [1 Pedro 4:12-13

O apóstolo Paulo também escreveu: Que todos os que vivem piamente em Cristo Jesus padecerão perseguições.[2 Timóteo 3:12]

A mentalidade do crente cristão por mil e oitocentos anos era que ele iria sofrer por sua fé cristã e visão de mundo nesta vida. Jesus nos disse assim: "Se o mundo os odeia, vocês sabem que ele me odiou antes de odiá-los. Se vocês fossem do mundo, o mundo amaria os seus; mas porque vocês não são do mundo, mas eu tenho vos escolhi do mundo, por isso o mundo vos odeia." [João 15:18-19]

No entanto, tudo mudou por volta da década de 1830, quando John Nelson Darby, um famoso pregador dos Irmãos de Plymouth na Inglaterra, visitou um avivamento animado em Glasgow, na Escócia. Uma jovem chamada Margaret MacDonald, membro da congregação, compartilhou uma revelação que afirmava ter recebido do Senhor. Ela acreditava que a igreja não passaria por tribulações nos últimos dias, mas seria milagrosamente salva por Cristo. Darby incorporou essa ideia em sua própria estrutura bíblica e escatologia.

Mais tarde, C. I. Scofield ampliou os ensinamentos de Darby e passou vários anos pesquisando e anotando passagens bíblicas para reforçar a ideia pré-tribulação. O próprio Scofield parece ter um passado duvidoso. Ele abandonou sua primeira esposa e dois filhos depois de ser libertado da prisão. Ele estava cumprindo pena por sua participação em um esquema ferroviário, incluindo falsificação criminal. Ele então adotou como amante uma jovem da Missão Flor de St. Louis, que depois deixou para um viúvo rico. Ele foi salvo em uma campanha evangélica de Moody e mais tarde se envolveu no trabalho de Moody.

Os  financiadores de Scofield eram ricos empresários judeus que estavam determinados a que os judeus tivessem uma pátria, um lugar onde pudessem estar a salvo da perseguição religiosa. Não sabemos ao certo se a motivação deles foi humanitária, pois alguns acreditam que foi totalmente diabólica. Sabemos que Scofield trabalhou para eles por muitos anos e usou como residência o famoso Lotus Club em Nova York, de propriedade indireta de alguns desses barões financeiros.

Um dos primeiros que Scofield conheceu foi Samuel Untermeyer, que mais tarde se tornou presidente do Comitê Judaico Americano, presidente da Liga Americana de Patriotas Judeus e presidente da Liga Anti-Nazista Não-sectária. Untermeyer apresentou Scofield a líderes judeus influentes como Samuel Gompers, Fiorello LaGuardia, Abraham Straus, Bernard Baruch e JacobSchiff. Scofield mais tarde viajou para a Europa, onde estudou e pesquisou em Oxford e em outros lugares às suas custas. Mais tarde, eles organizaram a publicação e distribuição de sua concordância e a Bíblia de Referéncia Scofield anotada em 1909.

O resultado foram as notas de rodapé da Bíblia Scofield e a concordância aderida a uma interpretação completamente pró-judaica das Escrituras. Suas notas de rodapé reforçaram a ideia de que os judeus ainda eram o povo escolhido de Deus, apesar de terem negado a Cristo e instigado Sua morte. Scofield não apenas incorporou a doutrina pró-judaica em suas notas de rodapé da Bíblia, mas também a doutrina pré-tribulação e a doutrina de milhões de anos de evolução teísta.

De alguma forma, Scofield se tornou um bom amigo de Dwight L. Moody. Quando Moody morreu subitamente em 1899, aos 62 anos, foi Scofield quem fez o primeiro elogio fúnebre do grande evangelista. Na verdade, Scofield era conhecido como o pastor de Moody. A Bíblia de Referência de Scofield com suas notas de rodapé foi posteriormente adotada pelo Moody Bible Institute [Instituto Bíblico de Moody] em Chicago e pelo Torrey Bible Institute [Instituto Bíblico de Torrey] em Los Angeles. Como resultado, as doutrinas de Scofield influenciaram todos os Empresários do Evangelho Completo, as igrejas e universidades fundamentalistas e evangélicas. A Bíblia de Referência Scofield tornou-se a Bíblia de estudo favorita de quase todos os pastores protestantes. É impossível exagerar a influência de Cyrus Scofield nas crenças cristãs do século XX. Sua Bíblia tem sido a obra de referência padrão em praticamente todos os ministérios cristãos e escolas de teologia nos EUA durante o século passado.

Quero terminar este estúdio  com um aviso de uma famosa Evangelista, Miss Corrie Ten Boom. Miss Boom foi uma sobrevivente holandesa dos campos de concentração nazistas da Segunda Guerra Mundial. Por causa de um erro tipográfico, ela foi milagrosamente libertada de um campo onde sua irmã havia morrido. Sua mãe e seu pai também morreram em um acampamento anterior. Em sua libertação, Corrie retornou à Holanda e depois da guerra trabalhou com vítimas da brutalidade nazista.

Ela ensinou e deu palestras sobre o perdão viajando até na Alemanha. Ela observou que aqueles que tinham o poder de perdoar foram capazes de se reajustar à vida pós-guerra e se reincorporar à sociedade. Aqueles, no entanto, que mantiveram a amargura ficaram incapacitados e foram incapazes de encontrar satisfação no período pós-guerra. Corrie tornou-se uma viajante do mundo falando sobre sua experiência no campo de concentração da Segunda Guerra Mundial. Seu famoso livro, The Hiding Place [O Refúgio Secreto] documenta sua experiência e também foi transformado em filme.

Durante suas viagens à China, ela pôde falar com os líderes da igreja cristã chinesa clandestina. Ela aprendeu que foi a doutrina pré-tribulação que fez com que os cristãos chineses não estivessem preparados para a perseguição que sofreram sob Mao. Os cristãos chineses imploraram a Corrie que alertasse os cristãos do Ocidente sobre os perigos de tal doutrina. Em 1974, Corrie publicou um artigo Prepared for the Coming Tribulation, [Prepare-se Para a Tribulação Vindoura]  do qual vou parafrasear.

Corrie acredita que o mundo está mortalmente doente e morrendo. Mas embora o mundo esteja morrendo e Deus tenha assinado seu atestado de óbito, Ele ainda precisa que Seus embaixadores, Seus vencedores, sejam correntes de águas vivas e canais de misericórdia para o mundo moribundo.

Em Ravensbruck, o campo de concentração onde a irmã de Corrie, Betsy, morreu, ela e sua irmã foram representantes de Deus do céu. Eles estavam lá porque ajudaram famílias judias perseguidas. Setecentas pessoas da Holanda, Rússia, Polônia e Bélgica estavam amontoadas em uma sala construída para meras duzentas. Até onde Corrie sabia, ela e sua irmã eram os únicos representantes do Reino de Deus naquela sala. Mas por causa de sua presença e por compartilharem sua fé com os outros, as coisas mudaram. Jesus disse,

"No mundo tereis tribulações; mas tende bom ânimo, eu venci o mundo."[João 16:33]


Corrie diz que podemos ser vencedores hoje trazendo o amor e a luz de Deus para um mundo cheio de escuridão e ódio. Quando lemos a Bíblia, podemos até ficar com medo ao lermos sobre a prometida tribulação e perseguição que estão por vir. Nós até os vemos se tornando realidade hoje. Mas ainda podemos gritar “aleluia”, porque Jesus disse:

"O vencedor herdará todas as coisas: e eu serei seu Deus, e ele será meu filho." [Apocalipse 21:7]


"Este é o futuro e a esperança deste mundo. Não que o mundo sobreviva – mas que seremos vencedores no meio de um mundo moribundo." - Corrie Ten Boom


Corrie continuou e disse que não conseguia entender por que Deus deixou sua irmã morrer naquele horrível campo de concentração. Mas depois, ela percebeu que a morte de Betsy foi o catalisador que fez com que Corrie acabasse viajando pelo mundo para contar às pessoas sobre Jesus. Mas ela avisou:

"Há alguns entre nós ensinando que não haverá tribulação, que os cristãos poderão escapar de tudo isso. Esses são os falsos mestres que Jesus estava nos alertando para esperar nos últimos dias. A maioria deles tem pouco conhecimento do que já está acontecendo em todo o mundo. Estive em países onde os santos já estão sofrendo terríveis perseguições."


Corrie continua explicando o que aconteceu em sua visita à China. Os líderes cristãos chineses disseram que os missionários americanos lhes disseram que antes que a tribulação viesse, eles seriam arrebatados. Portanto, os cristãos chineses não estavam preparados para tribulação ou perseguição. Eles estavam esperando que Deus os salvasse sobrenaturalmente. Mas então os comunistas chineses vieram e milhões foram torturados até a morte. Os cristãos chineses encorajaram Corrie a avisar o oeste da perseguição que se aproximava. Ela escreve:

" Na América, as igrejas cantam: "Deixe a congregação escapar da tribulação", mas na China e na África (e em todo o Oriente Médio e Índia) a tribulação já chegou. Só no ano passado, mais de duzentos mil cristãos foram martirizados na África. Agora coisas assim nunca chegam aos jornais porque causam más relações políticas. Mas eu sei. Eu estive lá. Precisamos pensar nisso quando nos sentamos em nossas casas bonitas com nossas roupas bonitas para comer nossos jantares de bife.


"Muitos, muitos membros do Corpo de Cristo estão sendo torturados até a morte neste exato momento, mas continuamos como se todos fôssemos escapar da tribulação. Sinto que tenho um mandato divino para ir e dizer às pessoas deste mundo que é possível ser forte no Senhor Jesus Cristo. Estamos em treinamento para a tribulação, mas mais de sessenta por cento do Corpo de Cristo em todo o mundo já entrou na tribulação. Não há como escapar disso... Nós somos os próximos!"

Corrie também nos diz como podemos nos preparar para a perseguição que virá um dia. Antes de tudo, ela diz que precisamos nos alimentar da Palavra de Deus e digeri-la para que ela se torne parte de nosso próprio ser. Como Josué disse aos judeus ao entrarem na terra prometida:


"Este livro da lei não se apartará da tua boca, mas meditarás nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer tudo o que nele está escrito, porque então farás prosperar o teu caminho e então terás bom êxito." [Josué 1:8]

O salmista escreveu, "Como purificará o mancebo o seu caminho? Observando-o, conforme a tua Palavra. [Salmos 119:9]Escondi a tua Palavra no meu coração para não pecar contra Ti." [Salmos 119:11]

Corrie diz que devemos ter um estudo bíblico disciplinado todos os dias, não apenas para memorizar passagens bíblicas, mas para aplicar essas passagens em nossas vidas. Ela continua dizendo que precisamos desenvolver um relacionamento pessoal com Jesus, não o Jesus de ontem, mas o Filho de Deus que muda a vida, que está vivo e bem e disposto a se mover nos corações dos homens hoje.

Precisamos de um enchimento do Espírito Santo como prioridade. Os discípulos do passado não poderiam ter resistido à horrível perseguição que receberam sem o poder do Espírito Santo. Nem seremos capazes de enfrentar a perseguição e tribulação vindouras sem nosso próprio preenchimento pessoal do Espírito de Deus. Nem devemos esperar até que venha a tribulação antes de começar a encorajar uns aos outros.


"O fruto do Espírito deve ser a força dominante da vida de cada cristão." - Corrie Ten Boom

Também podemos ter medo da tribulação vindoura. Mas, como diz Corrie, quando somos fracos, então Ele pode ser forte em nós.[2 Coríntios 12:10] Se tivermos sido fiéis na preparação, o poderoso fortalecimento interior do Espírito Santo nos ajudará. Podemos não ser fortes em nós mesmos, mas seremos fortes naquele que nos fará mais que vencedores. [Romanos 8:37] E embora possa parecer que Ele nos mata, por não nos salvar da perseguição ou tribulação, ainda assim vamos confiar nEle [Jó 13:15]; sabendo que, se perseverarmos até o fim, receberemos a coroa da vida![Santiago 1:12] Prepare-se. É mais tarde do que pensamos!

Um último andedote de Corrie. Um dia Corrie confessou ao pai que não tinha fé para ser perseguida e torturada por sua fé. Seu pai respondeu sabiamente: "Corrie, quando te dou o dinheiro do trem para Amsterdã? Eu te dou um ano, um mês, uma semana ou um dia antes?" Corrie respondeu: "Não pai, você me dá quando estou a caminho da estação de trem, pouco antes de eu sair." Seu pai respondeu: "E assim Deus lhe dará a fé e a coragem para tudo o que Ele permitir que você passe, no momento que você precisar. Confie nEle. Ele estará com você até o fim do mundo! "[Mateus 28:20]

 

0 Comments:

Copyright © Fight for Your Faith