Does your faith need strengthening? Are you confused and wondering if Jesus Christ is really "The Way, the Truth, and the Life?" "Fight for Your Faith" is a blog filled with interesting and thought provoking articles to help you find the answers you are seeking. Jesus said, "Seek and ye shall find." In Jeremiah we read, "Ye shall seek Me, and find Me, when ye shall seek for Me with all your heart." These articles and videos will help you in your search for the Truth.

Tuesday, November 22, 2022

O arrebatamento será antes ou depois da tribulação? - Parte 2

Dennis Edwards
 [para voltar a parte 1]

Amigo Pre-Tribulação escreve: A passagem principal das Escrituras a respeito do Arrebatamento encontra-se em 1 Tessalonicenses 4:13-18. Esta passagem afirma que todos os crentes vivos, juntamente com os crentes que já morreram, encontrarão o Senhor Jesus nos ares e estarão com Ele para sempre. O Arrebatamento é Deus removendo o Seu povo da terra. 

Dennis Edwards: Podemos concordar aqui neste ponto, mas quando e quem está envolvido nesse arrebatamento é a questão? Vamos dar uma olhada mais profunda nesses versículos. "Pois isto vos dizemos pela palavra do Senhor, que nós, os que estivermos vivos e permanecermos até a vinda do Senhor, não impediremos os que dormem (ou os mortos), porque o próprio Senhor descerá do céu com alarido, com a voz do arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro; então nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares: e assim estaremos para sempre com o Senhor. Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras." [1 Tessalonicenses 4:15-18]

Primeiro vamos olhar para a seção que diz: "Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus". Onde mais nas Escrituras encontramos fraseologia semelhante? O primeiro que vem à mente está em Mateus 24:31 que diz: "E ele enviará os seus anjos com grande som de trombeta". Jesus está descrevendo aos seus discípulos os sinais de sua vinda. O restante do versículo 31 diz: “e eles (os anjos) reunirão os seus eleitos desde os quatro ventos, de uma à outra extremidade dos céus”. Essa parte do versículo soa muito semelhante a "serão arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares". Se voltarmos ao versículo 30 de Mateus 24, vemos que Jesus está falando sobre sua vinda. "E então aparecerá o sinal do Filho do homem vindo nas nuvens do céu com poder e glória."

Portanto, os versículos em 1 Tessalonicenses 4 e Mateus 24 parecem estar falando sobre o mesmo evento. Mas aqui está o problema. Se voltarmos a Mateus 24:29, obteremos mais informações. Jesus nos diz quando isso acontecerá. Ele diz: "Imediatamente depois da tribulação daqueles dias, o sol se escurecerá, e a lua não dará a sua luz, e as estrelas cairão do céu, e os poderes dos céus serão abalados". Esses eventos estão ocorrendo imediatamente após a tribulação. A fim de contornar as óbvias semelhanças entre os dois eventos que estão sendo falados, Darby e Scofield decidiram, que no evangelho de Mateus, Jesus estava falando com seus discípulos que eram judeus, portanto, eles afirmam que o arrebatamento que ocorrerá em Mateus 24 após a tribulação é o arrebatamento dos recém-chegados judeus convertidos e não a Igreja Cristã. 

De acordo com Darby/Scofield, em Tessalonicenses, o apóstolo Paulo está falando aos cristãos recém-formados, então o arrebatamento que ocorre ali se refere à Igreja Cristã. Darby e Scofield ensinaram um arrebatamento secreto para os cristãos antes da tribulação, seguido por um arrebatamento dos crentes judeus recém-convertidos no final da tribulação. Mas não concordamos neste ponto. Acreditamos ao contrário de Darby e Scofield e de acordo com os discípulos dos Apóstolos que esses eventos são o mesmo evento e não dois diferentes.

Outro ponto, Darby e Scofield não diferenciaram entre a Tribulação e a Ira, embora possamos encontrar diferenças nas Escrituras. Darby e Scofield afirmaram que o arrebatamento da Igreja deve ocorrer antes da Tribulação, porque Deus prometeu nos poupar de Sua ira. 1 Tessalonicenses 5:9 expressa esse mesmo pensamento. "Porque Deus não nos destinou para a ira, mas para alcançarmos a salvação por nosso Senhor Jesus Cristo." Nos parágrafos a seguir, mostraremos como as Escrituras realmente separam o período literal da Tribulação do período literal da Ira de Deus. Mostraremos que os verdadeiros crentes estarão presentes durante as trombetas da tribulação, mas não durante as taças da ira. Deus permitirá que os verdadeiros crentes sejam perturbados pela tribulação, mas os poupará de Sua ira.

Vejamos outra seção das escrituras onde o apóstolo Paulo fala sobre o evento do arrebatamento. 1 Coríntios 15:51. "Eis que vos mostro um mistério: nem todos dormiremos (a mesma terminologia usada em 1 Tessalonicenses 4), mas todos seremos transformados, num momento, num abrir e fechar de olhos, ao som da última trombeta: a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados”. Soa novamente como se ele estivesse descrevendo o mesmo evento de 1 Tessalonicenses 4. Vemos a trombeta novamente como vimos em Mateus 24, mas desta vez recebemos mais informações, é a última trombeta.

Onde mais vemos trombetas na profecia bíblica? O lugar mais óbvio está em Apocalipse 8-10. Vou chamar essas sete trombetas, as trombetas da tribulação para distingui-las de outro evento que vem logo depois. Vamos ler Apocalipse 8:2 e 6. "E vi os sete anjos que estavam diante de Deus, e lhes foram dadas sete trombetas. E os sete anjos que tinham as sete trombetas se prepararam para tocar." O que se segue é tradicional entendido como as primeiras pragas do período da tribulação.

Apocalipse 8:7 "O primeiro anjo tocou a trombeta, e seguiu-se saraiva e fogo misturado com sangue, e foram lançados sobre a terra; e uma terça parte das árvores foi queimada, e toda a erva verde foi queimada." Isso poderia ser o resultado de uma explosão nuclear? 

Apocalipse 8:8-9 "E o segundo anjo tocou a trombeta, e foi lançado no mar como que um grande monte ardendo em fogo; e a terça parte do mar tornou-se em sangue, e a terça parte das criaturas que havia no mar, e teve vida, morreu; e a terça parte dos navios foi destruída”. Isso poderia estar falando sobre um grande asteroide do espaço sideral pousando no oceano?

Apocalipse 8:10-11 "E o terceiro anjo tocou a trombeta, e caiu do céu uma grande estrela, ardendo como uma lâmpada, e caiu sobre a terça parte dos rios e sobre as fontes das águas; e o nome da estrela chama-se absinto; e a terça parte das águas tornou-se absinto; e muitos homens morreram das águas, porque se tornaram amargas”. Mais uma vez, não sabemos ao certo do que se trata. Mas um terço do sistema hídrico do mundo está contaminado e muitos morrem. Vemos ao longo das primeiras trombetas que eles estão trazendo não uma destruição total, mas "uma terceira parte".

Se voltarmos a Apocalipse 7:3, descobriremos que antes de Deus permitir que as trombetas sejam tocadas, Ele primeiro sela os servos de Deus em suas testas. Lemos: "Não danifiques a terra, nem o mar, nem as árvores, até que tenhamos selado na fronte os servos do nosso Deus." Assim como Deus protegeu os filhos de Israel no Egito quando derramou Seus julgamentos sobre o Egito, Deus está protegendo Seus filhos de maneira semelhante enquanto pune os ímpios. Os Filhos de Israel tiveram que colocar o sangue do cordeiro no batente da porta para a última praga final. Temos o sangue do Cordeiro de Deus, Jesus Cristo, em nossos corações. Podemos confiar que Ele nunca nos deixará nem nos abandonará mesmo em meio a perseguição e tribulação?
No capítulo nove de Apocalipse, o quinto e o sexto anjos tocam suas trombetas trazendo julgamentos mais horrendos, incluindo a morte do que parece ser um terço da humanidade. Vamos ler Apocalipse 9:18. "Por estes três foi morta a terça parte dos homens, pelo fogo, e pela fumaça, e pelo enxofre, que saiu de suas bocas." O profeta pode estar descrevendo alguns dispositivos militares modernos usados ​​em tempos de guerra.

Até agora vimos brevemente as primeiras seis trombetas do período da tribulação. O capítulo dez nos leva à sétima trombeta, a última trombeta. O apóstolo Paulo não explicou que o arrebatamento como descrito em 1 Coríntios 15:51-52 aconteceria na última trombeta? Mateus 24 e 1 Tessalonicenses 4 mencionaram uma trombeta tocando também quando os anjos saíram para reunir os eleitos. A sétima trombeta da tribulação encontrada em Apocalipse 10 será o evento do arrebatamento? Vamos dar uma olhada.

Apocalipse 10:1-4  Então vi outro anjo forte descer do céu. Ele estava vestido em uma nuvem, com um arco-íris acima de sua cabeça; seu rosto era como o sol, e suas pernas eram como pilares de fogo.  Ele estava segurando um pequeno rolo, que estava aberto em sua mão. Ele plantou o pé direito no mar e o pé esquerdo na terra,  e deu um grito forte como o rugido de um leão. Quando ele gritou, as vozes dos sete trovões falaram.  E quando os sete trovões falaram, eu estava prestes a escrever; mas ouvi uma voz do céu dizer: "Sela as coisas que os sete trovões falaram, e não as escrevas."

Uau, você ouviu isso? Aquele ser espiritual ou anjo poderoso, talvez até mesmo um arcanjo, deu um grande grito. Eu me pergunto se esse é o mesmo grito que vimos em                         1 Tessalonicenses 4:16, "Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro." Estamos vendo em Apocalipse 10 o arcanjo gritando e a trombeta soando quando o evento do arrebatamento começa? Vamos continuar lendo.

Apocalipse 10:5-7 "Então o anjo que eu tinha visto em pé sobre o mar e sobre a terra levantou a mão direita para o céu.  E jurou por aquele que vive para todo o sempre, que criou os céus e tudo o que há eles, a terra e tudo o que nela há, e o mar e tudo o que nele há, e disse: Não haverá mais demora!  Mas nos dias em que o sétimo anjo estiver para tocar a sua trombeta, o mistério de Deus se cumprirá, como anunciou aos seus servos, os profetas”.

Aqui diz que o "mistério de Deus será consumado". O apóstolo Paulo não usou essa mesma frase ao falar sobre o arrebatamento em 1 Coríntios 15:51? Vamos lê-lo. "Eis que vos mostro um mistério: nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados." Poderia o mistério de Deus em Apocalipse 10:7, que é a última trombeta da tribulação e é introduzido por um anjo poderoso, possivelmente um arcanjo, com um grande grito alto, poderia ser o evento do arrebatamento falado em outro lugar com fraseologia muito semelhante ?

Certamente parece que, embora não possamos dizer com certeza, porque João não teve permissão para escrever o que os sete trovões trovejaram. Continua sendo um mistério. Mas se nós, como os discípulos de Beréia de Atos 17:11, "que eram mais nobres do que os de Tessalônica, examinarmos as escrituras diariamente", talvez possamos descobrir se essas coisas são assim.

Em Apocalipse 11:15-18 também vemos o sétimo anjo tocando. Vejamos esses versículos. "E tocou o sétimo anjo a trombeta, e houve no céu grandes vozes, que diziam: Os reinos deste mundo passaram a ser de nosso Senhor e do seu Cristo, e Ele reinará para todo o sempre. E os vinte e quatro anciãos que estavam sentados em seus tronos diante de Deus, prostraram-se sobre seus rostos e adoraram a Deus, dizendo: “Nós te damos graças, ó Senhor Deus Todo-Poderoso, Aquele que é e que era e que há de vir, Porque Você tomou Seu grande poder e reinou. As nações se enfureceram, e veio a tua ira, E o tempo dos mortos, para que sejam julgados, E para que recompenses os teus servos, os profetas e os santos, E aqueles que temem o teu nome, pequenos e grandes, E deve destruir aqueles que destroem a terra.”

O interessante aqui é que novamente a sétima trombeta não é um julgamento como os outros, mas parece estar proclamando algum evento espiritual importante. O reinado de Cristo começou. Poderia a sétima trombeta, a última trombeta, ser o evento de arrebatamento que Jesus e o apóstolo Paulo anteciparam?

No versículo 18 vemos que após a sétima trombeta começa a Ira de Deus. As nações estão zangadas por causa disso. Talvez eles estejam com raiva porque o arrebatamento aconteceu e eles sabem que é hora de serem julgados e eles sabem o que está por vir. Mas note que na cronologia que seguimos as sete Trombetas da Tribulação não fazem parte da Ira de Deus. Eles trazem geralmente uma destruição de um terço. A sétima trombeta, que é uma espécie de mistério e proclamação, parece ser o evento do arrebatamento. Na próxima seção, veremos os detalhes da Ira de Deus.

Para voltar a primeiro parte Para ir a parte 3. 


0 Comments:

Copyright © Fight for Your Faith