Does your faith need strengthening? Are you confused and wondering if Jesus Christ is really "The Way, the Truth, and the Life?" "Fight for Your Faith" is a blog filled with interesting and thought provoking articles to help you find the answers you are seeking. Jesus said, "Seek and ye shall find." In Jeremiah we read, "Ye shall seek Me, and find Me, when ye shall seek for Me with all your heart." These articles and videos will help you in your search for the Truth.

Tuesday, November 29, 2022

Seremos arrebatados antes da tribulação? - Parte 3

Dennis Edwards

Se olharmos para Apocalipse 15 e 16 veremos que estamos falando sobre a Ira de Deus. Podemos distinguir as Taças da Ira das Trombetas da Tribulação porque as taças trazem uma destruição mais completa sobre a terra. Os filhos de Deus foram arrebatados e agora Ele pode justamente apontar as grandes armas contra os ímpios e os incrédulos.

Apocalipse 15: Os sete anjos com as sete taças cheias das últimas pragas.

1 E VI outro grande e admirável sinal no céu: sete anjos, que tinham as sete últimas pragas; porque nelas é consumada a ira de Deus.

Apocalipse 16:As sete taças

1 E OUVI, vinda do templo, uma grande voz, que dizia aos sete anjos: Ide, e derramai sobre a terra as sete taças da ira de Deus
.
Primeiro taça: Feridas repugnantes : 2 E foi o primeiro, e derramou a sua taça sobre a terra, e fez-se uma chaga má e maligna nos homens que tinham o sinal da besta e que adoravam a sua imagem.
Segunda Taça: O Mar Se Transforma em Sangue :

3 E o segundo anjo derramou a sua taça no mar, que se tornou em sangue como de um morto, e morreu no mar toda a alma vivente.
Terceira Taça: As Águas Transformam-se em Sangue:

4 E o terceiro anjo derramou a sua taça nos rios e nas fontes das águas, e se tornaram em sangue. 5 E ouvi o anjo das águas, que dizia: Justo és tu, ó Senhor, que és, e que eras, e santo és, porque julgaste estas coisas; 6 Visto como derramaram o sangue dos santos e dos profetas, também tu lhes deste o sangue a beber; porque disto são merecedores. 7 E ouvi outro do altar, que dizia: Na verdade, ó Senhor Deus, Todo-Poderoso, verdadeiros e justos são os teus juízos.

Como eles tribularam os santos e profetas durante os 3 e 1/2 anos da Grande Tribulação, Deus em justiça os está tribulando na esperança de que eles cheguem ao arrependimento e à fé.
Quarta Taça: Homens São Queimados:

8 E o quarto anjo derramou a sua taça sobre o sol, e foi-lhe permitido que abrasasse os homens com fogo; 9 E os homens foram abrasados, com grandes calores, e blasfemaram o nome de Deus, que tem poder sobre estas pragas; e não se arrependeram, para lhe darem glória.

Durante a ira de Deus, após o período da tribulação onde vimos os efeitos do que pode ter sido uma troca nuclear, o clima realmente vai mudar para pior. O aquecimento global estará no seu máximo.
Quinta Taça: Escuridão e Dor:

10 E o quinto anjo derramou a sua taça sobre o trono da besta, e o seu reino se fez tenebroso; e eles mordiam as suas línguas de dor. 11 E, por causa das suas dores, e por causa das suas chagas, blasfemaram do Deus do céu; e não se arrependeram das suas obras.

Deus está tentando levar os ímpios e incrédulos ao arrependimento, mas muitos orgulhosos e rebeldes se recusam a se submeter.
Sexta Taça: Eufrates Secou:

12 E o sexto anjo derramou a sua taça sobre o grande rio Eufrates; e a sua água secou-se, para que se preparasse o caminho dos reis do oriente. 13 E da boca do dragão, e da boca da besta, e da boca do falso profeta, vi sair três espíritos imundos, semelhantes a rãs. 14 Porque são espíritos de demónios, que fazem prodígios; os quais vão ao encontro dos reis de todo o mundo, para os congregar para a batalha, naquele grande dia do Deus Todo-Poderoso.

15 Eis que venho como ladrão. Bem-aventurado aquele que vigia, e guarda os seus vestidos, para que não ande nu, e não se vejam as suas vergonhas. 16 E os congregaram no lugar que em hebreu se chama Armagedon.
Nossa vestimenta é o manto da salvação [Isaías 61:10], a justiça de Cristo [2 Corintios 5:21], que recebemos quando confessamos que somos pecadores e pedimos perdão e aceitamos Jesus em nossa vida como o Messias, o Filho de Deus, o Príncipe da Paz [Romanos 10:9-10]. Jesus está nos alertando para mantermos nossa fé, para permanecermos firmes e inabaláveis na esperança do Evangelho [1 Coríntios 15:58], para que não acabemos como estes que recebem a ira de Deus [Romanos 6:23]. "Pelo temor do Senhor os homens se desviam do mal." [Provérbios 16:6b]
Sétima Taça: A Terra Totalmente Abalada:

17 E o sétimo anjo derramou a sua taça no ar, e saiu uma grande voz do templo do céu, do trono, dizendo: Está feito. 18 E houve vozes, e trovões, e relâmpagos, e um grande terramoto, como nunca tinha havido desde que há homens sobre a terra; tal foi este tão grande terramoto. 19 E a grande cidade fendeu-se em três partes, e as cidades das nações caíram; e da grande Babilónia se lembrou Deus, para lhe dar o cálix do vinho da indignação da sua ira. 20 E toda a ilha fugiu; e os montes não se acharam. 21 E sobre os homens caiu do céu uma grande saraiva, pedras do peso de um talento; e os homens blasfemaram de Deus, por causa da praga da saraiva; porque a sua praga era mui grande.
Vemos que a Ira de Deus é decididamente mais intensa e destrutiva do que as Trombetas da Tribulação foram. Deus havia prometido não nos entregar à Sua ira e Ele cumpriu Sua promessa. 1 Tessalonesse 5:9 diz: "Porque Deus não nos destinou para a ira, mas para recebermos a salvação por meio de nosso Senhor Jesus Cristo." Ele cumpriu também Apocalipse 3:10, "Porque guardaste a palavra da minha paciência, também eu te guardarei da hora da tentação que há de vir sobre o mundo, para provar os que habitam na terra."
Essa hora de tentação denota um período muito curto. Embora não tenhamos tempo para entrar em um estudo profundo da duração da Tribulação e da Ira de Deus, posso dizer que o período da Tribulação é a segunda metade dos últimos sete anos mencionados por Jesus em referência à profecia em Daniel 9:27. A Tribulação será de três anos e meio ou 1.260 dias, ou 42 meses. A Ira de Deus é um período mais curto de aproximadamente 75 dias e está entre o arrebatamento e o início do reino do Milênio.
Amigo Pre-Tribulação escreve: Uns poucos versículos mais à frente, 1 Tessalonicenses 5:9, podemos verificar que o apóstolo Paulo afirma: "Porque Deus não nos destinou para a ira, mas para a aquisição da salvação, por nosso Senhor Jesus Cristo." 
Dennis Edwards: Como você pode ver na leitora anterior, um estudo cuidadoso das escrituras mostra que há uma diferença entre as Trombetas da Tribulação e a Ira de Deus. Deus removerá os verdadeiros crentes no final da tribulação no evento do arrebatamento antes de derramar Sua ira sobre os ímpios e incrédulos.
Amigo Pre-Tribulação escreve: O livro de Apocalipse, o qual lida principalmente com o período da Tribulação, é uma mensagem profética de como Deus derramará a Sua ira sobre a terra durante a Tribulação. Pareceria incoerente que Deus prometesse aos crentes que não sofreriam ira ara então deixá-los na terra durante a Tribulação.
Dennis Edwards: Durante as Grandes Pragas de Roma nos séculos 3 e 4, muitos dos cristãos ficaram para trás para cuidar dos romanos, em vez de fugir para a segurança. Seu amor sacrificial trouxe os romanos à fé e o cristianismo tornou-se a igreja reconhecida de Roma. Deus disse que devemos ser uma luz para o mundo. Devemos ser sal para o mundo. Em Seu amor e misericórdia pelos perdidos, Ele não apenas nos arrebata quando somos salvos, mas Ele nos mantém aqui. Ele nos refina através do fogo para que sejamos luzes mais brilhantes, para que nosso amor seja mais puro, para que mais O conheçam, pois Ele deseja que todos sejam salvos e levados ao conhecimento do Rei dos Reis.
Não precisamos temer a tribulação. Deus prometeu selar os Seus. Em Daniel lemos: "Mas o povo que conhece o seu Deus será forte e fará proezas. E os entendidos entre o povo instruirão a muitos." [Daniel 11:32b-33a]
Ele promete em Isaías 43:2: "Quando passares pelas águas, estarei contigo; e pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama acender em ti." Jesus também nos disse, "E eis que estou convosco todos os dias, até o fim do mundo." [Mateus 28:20] Amém.
Como podemos ver, tudo depende de quais suposições iniciais acreditamos serem verdadeiras. Precisamos olhar para trás para essas suposições para ver sua veracidade. A grande questão então é se podemos desconsiderar as crenças dos primeiros discípulos dos Apóstolos que todos com uma só voz afirmaram que a Igreja passaria pelo período da tribulação sob a perseguição do anticristo? Devemos aceitar a revelação de Darby? Devemos aceitar a divisão de Scofield das promessas de Deus entre os judeus e a Igreja Cristã? Sim, a doutrina pré-tribulação é a mais aceita dentro das igrejas protestantes hoje, mas isso significa que está certa?
O próprio Jesus advertiu: "Acautelai-vos, que ninguém vos engane." [Mateus 24:4] "E surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos." [Mateus 24:11] Só porque algo é amplamente aceito não significa que seja verdade. Jesus disse: "Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela. Porque a escada é a porta, e apertado o caminho que conduz à vida, e poucos são os que a encontram. Cuidado com os falsos profetas." [Mateus 7:13-15a]
Os Provérbios nos lembram: "Não removas os marcos antigos que teus pais estabeleceram." [Provérbios 22:28 e 23:10] Em Jeremias 6:16 nós lemos: "Assim diz o Senhor: Permanecei nos caminhos e buscai , e perguntai pelos caminhos antigos, onde está o bom caminho, e andai por eles, e encontrareis descanso para as vossas almas. Mas eles disseram: Não andaremos por eles." 
Eu não acho que devemos abandonar tão facilmente as suposições que os Padres da Fé tinham. É como remover os marcos antigos que eles estabeleceram. Não devemos remover os marcos teológicos ou guias de como a profecia bíblica deve ser interpretada.

É por isso que vemos tanta repetição na Bíblia. Moisés repete e repete. O apóstolo Paulo repete e repete. Jesus em Suas profecias ao apóstolo João repete e repete. Daniel também repete e repete. Em Hebreus 2:1 lemos: "Por isso, devemos prestar mais atenção às coisas que ouvimos, para que não as deixemos escapar."
Parece-me que com o “arrebatamento secreto” antes das trombetas da tribulação, aceitamos uma doutrina que agrada nossos ouvidos como o apóstolo Paulo advertiu: “Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina, mas segundo as suas próprias concupiscências ( ou desejos) amontoarão para si mestres, com coceira nos ouvidos; e desviarão os ouvidos da verdade, e se converterão em fábulas”. [2 Timóteo 4:3-4] A Wikipedia define "coceira nos ouvidos" como tal: "Coceira nos ouvidos é um termo usado na Bíblia para descrever indivíduos que buscam mensagens e doutrinas que toleram seu próprio estilo de vida, em oposição a aderir aos ensinamentos dos apóstolos".
Ninguém gosta de perseguição. Ter uma interpretação da profecia que dá à Igreja uma saída de emergência me parece que é um desejo de nossos próprios corações e não o que os primeiros apóstolos e seus seguidores ensinaram. Jeremias falando pela palavra do Senhor predisse a destruição de Jerusalém se o povo não se arrependesse e se rendesse ao Rei da Babilônia. Os falsos profetas profetizaram falsamente e disseram que Deus protegeria Jerusalém e os babilônios recuariam. O povo não gostou das palavras do Senhor através de Jeremias. Eles acreditavam nas palavras que faziam cócegas em seus ouvidos, ou que apelavam para seu orgulho e desejos. O mesmo poderia ser dito da doutrina pré-tribulação? Mas ouvir os falsos profetas no final não os ajudou. Os babilônios vieram e destruíram Jerusalém e o templo exatamente como Jeremias profetizou. A doutrina da pré-tribulação poderia ser um engano que desejamos e não a verdade?
O Senhor também disse que não haverá interpretação particular das Escrituras. [2 Pedro 1:20] Mas "preceito sobre preceito, preceito sobre preceito; linha sobre linha, linha sobre linha; aqui um pouco, e um pouco ali". [Isaías 28:9-10] Isso significa que usamos as Escrituras para interpretar as Escrituras usando o maior domínio das Escrituras e não apenas algum item isolado com pouco ou nenhum suporte bíblico e/ou contrário à narrativa bíblica geral. Nós nos certificamos de começar com suposições bíblicas e alinhadas com a narrativa e visão de mundo bíblicas. Devemos duvidar de aceitar suposições estranhas à Bíblia ou contrárias à predominância geral das Escrituras.
Falando à igreja em Tessalônica, o apóstolo Paulo escreveu: "Devemos sempre dar graças a Deus por vós, irmãos, como é conveniente, porque a vossa fé cresce muito, e o amor de cada um de vós para com o outro é abundante. que nós mesmos nos gloriamos em vós nas igrejas de Deus pela vossa paciência e fé em todas as vossas perseguições e tribulações que suportais; o que é um sinal manifesto do justo juízo de Deus, para que sejais considerados dignos do reino de Deus, pelo que também padeceis; visto que é justo diante de Deus retribuir a tribulação aos que vos perturbam; e a vós, os atribulados, descanse conosco, quando o Senhor Jesus se manifestar do céu com os seus anjos do poder, em labareda de fogo vingar-se dos que não conhecem a Deus e dos que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo”. [2 Tessalonicenses 2:3-8]
Nós sofreremos tribulações, mas Deus incomodará aqueles que nos incomodam mesmo durante as trombetas da tribulação de Apocalipse 8-10. Então, após nosso arrebatamento no final da tribulação, Ele derramará Sua ira sobre os ímpios em Sua justiça. "Os juízos do Senhor são verdadeiros e totalmente justos." [Salmo 19:9b

Tribulação-Arrebatamento-Ira-Milênio é a cronologia de Deus.

Para ir para a parte 1 clique aqui, para a parte 2 aqui.

1 Comments:

Carlos Gomes said...

Exposição das palavras com muita clareza! Parabéns 👏👏

Copyright © Fight for Your Faith