Does your faith need strengthening? Are you confused and wondering if Jesus Christ is really "The Way, the Truth, and the Life?" "Fight for Your Faith" is a blog filled with interesting and thought provoking articles to help you find the answers you are seeking. Jesus said, "Seek and ye shall find." In Jeremiah we read, "Ye shall seek Me, and find Me, when ye shall seek for Me with all your heart." These articles and videos will help you in your search for the Truth.

Wednesday, March 17, 2021

Daniel e seus amigos obedecem a Deus

1No ano terceiro do reinado de Jeoiaquim, rei de Judá, veio Nabucodonosor, rei de Babilônia, a Jerusalém, e a sitiou. 2E o Senhor lhe entregou nas mãos a Jeoiaquim, rei de Judá, e uma parte dos vasos da casa de Deus; e ele os levou para a terra de Sinar, para a casa do seu deus; e os pôs na casa do tesouro do seu deus.

[Por volta de 605 a.C. Nabucodonosor veio primeiro e sitiou Jerusalém e levou Daniel e seus companheiros cativos. Na ocasião em que Ezequias mostrou os tesouros da casa do Senhor aos emissários da Babilônia, Isaías disse a Ezequias: “Ouve a palavra do Senhor dos exércitos: Eis que vêm dias em que tudo o que está em tua casa, e que teus pais reservaram até o dia de hoje, serão levados para a Babilônia; nada sobrará, diz o senhor. E de teus filhos, que sairão de ti, os quais gerarás, eles os levarão; e eles serão eunucos no palácio do rei de Babilônia. ”- Isaías 39: 6-7 e 2 Reis 20: 17-18. Essas palavras da boca de Isaías foram ditas mais de cem anos antes de se cumprirem. Ezequias reinou por volta de 716 a.C. para 687 a.C. Isaías profetizou em 742 a.C. a cerca de 701 a.C. Acredita-se que Daniel e seus companheiros foram criados como eunucos. Vemos que eles estavam sob os auspícios do “Mestre dos eunucos”. Ter eunucos como conselheiros era bastante predominante nas culturas primitivas. Frequentemente, eles se tornavam homens poderosos, próximos do governante. Ser eunucos ajudou a concentrar suas preocupações no reino.]

3Então disse o rei a Aspenaz, chefe dos seus eunucos que trouxesse alguns dos filhos de Israel, dentre a linhagem real e dos nobres, 4jovens em quem não houvesse defeito algum, de bela aparência, dotados de sabedoria, inteligência e instrução, e que tivessem capacidade para assistirem no palácio do rei; e que lhes ensinasse as letras e a língua dos caldeus. 5E o rei lhes determinou a porção diária das iguarias do rei, e do vinho que ele bebia, e que assim fossem alimentados por três anos; para que no fim destes pudessem estar diante do rei. 6Ora, entre eles se achavam, dos filhos de Judá, Daniel, Hananias, Misael e Azarias. 7Mas o chefe dos eunucos lhes pôs outros nomes, a saber: a Daniel, o de Beltessazar; a Hananias, o de Sadraque; a Misael, o de Mesaque; e a Azarias, o de Abednego.

8Daniel, porém, propôs no seu coração não se contaminar com a porção das iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; portanto pediu ao chefe dos eunucos que lhe concedesse não se contaminar. 9Ora, Deus fez com que Daniel achasse graça e misericórdia diante do chefe dos eunucos.

[Quando o caminho de um homem agrada ao Senhor, Ele faz com que até seus inimigos tenham paz com ele. ” Provérbios 16: 7, "O coração do rei (ou mestre dos eunucos ') está nas mãos do Senhor, como rios de água: Ele o dirige para onde quer." Provérbios 21: 1. Foi o Senhor que moveu o mestre dos eunucos a favorecer Daniel.]

10E disse o chefe dos eunucos a Daniel: Tenho medo do meu senhor, o rei, que determinou a vossa comida e a vossa bebida; pois veria ele os vossos rostos mais abatidos do que os dos outros jovens da vossa idade? Assim poríeis em perigo a minha cabeça para com o rei. 11Então disse Daniel ao despenseiro a quem o chefe dos eunucos havia posto sobre Daniel, Hananias, Misael e Azarias: 12Experimenta, peço-te, os teus servos dez dias; e que se nos deem legumes a comer e água a beber. 13Então se examine na tua presença o nosso semblante e o dos jovens que comem das iguarias reais; e conforme vires procederás para com os teus servos.

[Daniel pede ao mestre dos eunucos para fazer um experimento e então, quando ele vê os resultados, decide.]

14Assim ele lhes atendeu o pedido, e os experimentou dez dias. 15E, ao fim dos dez dias, apareceram os seus semblantes melhores, e eles estavam mais gordos do que todos os jovens que comiam das iguarias reais. 16Pelo que o despenseiro lhes tirou as iguarias e o vinho que deviam beber, e lhes dava legumes.

[Provavelmente, a porção da carne do rei continha muitos dos alimentos impuros que os israelitas foram ordenados a não comer. Deuteronómio 14: 1-20. Daniel queria obedecer a Deus em vez dos homens e manter sua educação religiosa. Ele poderia ter aproveitado a oportunidade para romper os limites da observância da lei e condescender com a carne, mas manteve suas convicções e encorajou seus amigos a fazê-lo. Ele pode ter se lembrado dos Provérbios que ele poderia ter memorizado quando criança. “Quando você se sentar para comer com uma régua, considere cuidadosamente o que está diante de você: e ponha uma faca em sua garganta, se você é um homem dado ao apetite. Não tenhas desejo de suas iguarias, porque são comidas enganosa. ” Provérbios 23: 1-3.

Ou talvez ele tenha pensado na primeira tentação de nossos primeiros pais no Jardim do Éden. Em Gênesis, lemos: “E quando a mulher viu que a árvore era boa para se comer e agradável aos olhos, e uma árvore desejável para dar sabedoria, tomou do fruto dela e comeu. e deu também a seu marido com ela; e ele comeu. ” Sem dúvida, a porção do rei era comida agradável aos olhos, e o mestre do eunuco os encorajava de que isso os tornaria mais sábios. Mas os jovens, estando familiarizados com a queda de Adão e Eva, resistiram à tentação e escolheram obedecer a Deus em vez dos homens. Deus honrou sua obediência e confiança Nele.

No Novo Testamento, vemos uma declaração semelhante na epístola de João: "Não ameis o mundo nem as coisas que estão no mundo. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Pois tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não vem do Pai, mas do mundo. E o mundo passa e as suas concupiscências; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre. ” 1 João 2: 15-17.

Daniel e seus companheiros estavam sendo testados com este teste simples. Eles pensaram consigo mesmos: Ninguém de nossa família e cultura está aqui para observar o que fazemos. Devemos nos comprometer com nossos hábitos alimentares religiosos e culturais e obedecer aos mandamentos de Deus que nos foram ensinados? Ou devemos aproveitar a oportunidade para nos divertir e comer e beber o "fruto proibido". Daniel e seus amigos preferiram permanecer fiéis às instruções que receberam de seus pais e da palavra de Deus.

O apóstolo Paulo tem uma passagem semelhante em uma de suas epístolas. Ele escreve: “Não sejais unidos de forma desigual com os incrédulos: pois que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas? E que concórdia tem Cristo com Belial? Ou que parte ele acredita com um infiel? E que acordo tem o templo de Deus com os ídolos? Pois você é o templo do Deus vivo; como Deus disse: Neles habitarei e andarei neles; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo. Portanto saí do meio deles e separai-vos, diz o Senhor, e não toqueis em coisa impura; e eu os receberei e serei um Pai para vocês e vocês serão meus filhos e filhas, diz o Senhor Todo-Poderoso. ” 2 Coríntios 6: 14-18

Vemos então que Daniel e seus amigos buscaram a vontade de Deus primeiro, acima de suas próprias vontades e desejos e tendência de se conformar à pressão dos colegas e, ou às circunstâncias, ou às tentações carnais. Eles colocaram seu corpo em sujeição, como o apóstolo Paulo escreveu mais tarde. “Mas esmurro o meu corpo e o reduzo à escravidão, para que, tendo pregado a outros, não venha eu mesmo a ser desqualificado.” 1 Coríntios 9:27. Eles se apegaram a suas convicções bíblicas e buscaram primeiro a vontade de Deus. Como Jesus iria pronunciar tão claramente muitos anos depois: "Mas buscai primeiro o reino de Deus e a Sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas." Mateus 6:33. Daniel e seus amigos buscaram a Deus antes de tudo, que é o primeiro mandamento que Deus deu ao Seu povo. “E amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todas as tuas forças.” Deuteronómio 6: 5.]

17Ora, quanto a estes quatro jovens, Deus lhes deu o conhecimento e a inteligência em todas as letras e em toda a sabedoria; e Daniel era entendido em todas as visões e todos os sonhos.

[Notamos aqui que Daniel teve entendimento “em todas as visões e sonhos”. Daniel, sem dúvida, teve seu treinamento na palavra de Deus e provavelmente estava familiarizado com o livro de Gênesis e a vida de José. Seu conhecimento da palavra de Deus e como Deus havia trabalhado no passado o teriam encorajado que Deus poderia e faria o mesmo com ele sob Nabucodonosor, como José havia feito sob os faraós no Egito. A história da vida de José e sua habilidade dada por Deus para entender os sonhos teriam fortalecido a expectativa de Daniel de que Deus tinha algo armazenado para ele. Como o apóstolo Paulo escreveu mais tarde: “Ora, todas essas coisas lhes aconteceram como exemplos; e foram escritas para nossa admoestação, para que, pela paciência e consolação das escrituras, tenhamos esperança”. 1 Coríntios 10: 11ª e Romanos 15: 4b.

Daniel teria lembrado que a compreensão de José, em visões e sonhos o tinha colocado ao lado de Faraó e tinha guardado muita gente. Daniel poderia antecipar que se ficasse perto do Senhor e caminhasse humildemente diante de seu Deus, Deus estaria com ele e seus amigos e os protegeria e os usaria para Sua glória. Seu Deus poderia fazer o mesmo para eles, como Ele tinha feito por José no Egito.]


18E ao fim dos dias, depois dos quais o rei tinha ordenado que fossem apresentados, o chefe dos eunucos os apresentou diante de Nabucodonosor. 19Então o rei conversou com eles; e entre todos eles não foram achados outros tais como Daniel, Hananias, Misael e Azarias; por isso ficaram assistindo diante do rei. 20E em toda matéria de sabedoria e discernimento, a respeito da qual lhes perguntou o rei, este os achou dez vezes mais doutos do que todos os magos e encantadores que havia em todo o seu reino. 21Assim Daniel continuou até o primeiro ano do rei Ciro.

[Assim como se acredita que José serviu sob vários faraós no Egito, Daniel serviu sob vários reis da Babilônia e sob Dario, o medo, e Ciro da Pérsia. Sua total dedicação a Deus, sua fidelidade a Deus, sua integridade e outras qualidades divinas, fizeram dele um pilar nas sociedades seculares em que viveu. Como proclamam os Provérbios: “Você vê alguém hábil no trabalho ou diligente nos negócios? Eles servirão perante reis; eles não servirão para funcionários de baixa classificação. ” Provérbios 22:29 NIV. Vamos aplicar esses princípios a nossas próprias vidas e aplicar nossas vidas a Deus e Sua palavra. Pode ser que nos tornemos pessoas de entendimento que instruem a muitos e façam proezas nos últimos dias. Dan.11: 32-33ª.

Vamos lembrar, também, que se aprendermos, meditarmos e guardarmos os mandamentos de Deus, Seus testemunhos, Seus preceitos; seremos mais sábios do que nossos inimigos, nossos professores e os velhos sábios do mundo. Salmo 119: 98-100. Se meditarmos em Sua palavra e observarmos fazer tudo o que está escrito nela, Ele tornará nosso caminho adequado e teremos bom êxito. Josué 1: 8. Obedeçamos a Deus antes que aos homens, para que os homens saibam que estivemos com Jesus. Atos 5:29 e 4:13.] 

Para ir para outro capítulo sobre Daniel, clique aqui.
Notas: Versiculas de Biblia João Ferreira de Almeida Atualizada

 

0 Comments:

Copyright © Fight for Your Faith