Does your faith need strengthening? Are you confused and wondering if Jesus Christ is really "The Way, the Truth, and the Life?" "Fight for Your Faith" is a blog filled with interesting and thought provoking articles to help you find the answers you are seeking. Jesus said, "Seek and ye shall find." In Jeremiah we read, "Ye shall seek Me, and find Me, when ye shall seek for Me with all your heart." These articles and videos will help you in your search for the Truth.

Wednesday, March 17, 2021

O Deus de Daniel - o revelador de segredos

 

O Deus de Daniel - o revelador de segredos

No livro de Daniel no Antigo Testamento, encontramos Daniel e seus amigos vivendo em cativeiro na Babilônia durante o reinado de Nabucodonosor. Por serem filhos de nobres, foram escolhidos para serem treinados nas ciências dos babilônios. No entanto, quando vão para a escola babilônica para treinamento, são apresentados a alimentos que não estão acostumados a comer, alimentos proibidos pelas leis de Moisés.
Eles decidem manter suas convicções e se recusam a comer os alimentos babilônicos, preferindo a dieta basicamente vegetariana de sua cultura. Como resultado, Deus os abençoa. No final, eles passam nos exames das ciências da Babilônia tão bem que a Bíblia diz:

Em toda matéria de sabedoria e de inteligência sobre que o rei lhes fez perguntas, os achou dez vezes mais doutos do que todos os magos e encantadoes que havia em todo o seu reino. Daniel 1:20
Nos Salmos, lemos estas promessas:

Os teus mandamentos me fazem mais sábio que os meus inimigos; porque, aqueles, eu os tenho sempre comigo. Compreendo mais do que todos os meus mestres, porque medito nos teus testemunhos. Sou mais prudente que os idosos, poque guardo os teus preceitos. Salmos 119:98-100

Aqueles que meditam na Palavra de Deus e seguem Seus preceitos recebem sabedoria do Alto.
Com o passar do tempo, Nabucodonosor, o rei da Babilônia, teve um sonho problemático do qual não conseguia se lembrar. Ele conclama todos os sábios da Babilônia a adivinharem o sonho para ele e sua interpretação. Os sábios protestam dizendo que o rei não poderia pedir tal coisa, pois seria impossível para eles saberem o sonho do rei, se ele mesmo não pudesse se lembrar. Mas o rei insiste e diz: "Conte-me o sonho e a interpretação dele ou vocês serão todos mortos."

É neste ponto que Daniel pede ao capitão da guarda que lhe dê tempo e ele descobrirá o sonho e seu significado. Daniel e seus amigos oram desesperadamente e pedem que Deus em Sua misericórdia lhes revele o sonho. Daniel em uma visão à noite vê o sonho do rei e aprende a interpretação dele. E Daniel dá graças a Deus:

20Disse Daniel: Seja bendito o nome de Deus para todo o sempre, porque são dele a sabedoria e a força. 21Ele muda os tempos e as estações; ele remove os reis e estabelece os reis; é ele quem dá a sabedoria aos sábios e o entendimento aos entendidos. 22Ele revela o profundo e o escondido; conhece o que está em trevas, e com ele mora a luz. 23A ti, ó Deus de meus pais, a ti dou graças e louvor porque me deste sabedoria e força; e agora me fizeste saber o que te pedimos; pois nos fizeste saber este assunto do rei. Daniel 2:20-23

Depois, quando Daniel está perante o Rei, o Rei pergunta-lhe se é capaz de lhe fazer conhecer o seu sonho e a sua interpretação. Daniel responde:

O mistério que o rei exigiu, nem sábios, nem encantadores, nem magos, nem adivinhadores lhe podem revelar; 28mas há um Deus no céu, o qual revela os mistérios; ele, pois, fez saber ao rei Nabucodonozor o que há de suceder nos últimos dias. Daniel 2:27-28 E a mim me foi revelado este mistério, não por ter eu mais sabedoria que qualquer outro vivente, mas para que a interpretação se fizesse saber ao rei, e para que entendesses os pensamentos do teu coração. Daniel 2:29

Daniel prossegue explicando o sonho e sua interpretação. O rei se curva diante dele, o adora e diz:

Respondeu o rei a Daniel, e disse: Verdadeiramente, o vosso Deus é Deus dos deuses, e o Senhor dos reis, e o revelador dos mistérios, pois pudeste revelar este misterio. Daniel 2:47
Daniel é feito governante de toda a província da Babilônia e governador-chefe de todos os sábios da Babilônia. Seus amigos também receberam posições de autoridade na província de Babilônia, mas Daniel serviu como conselheiro do rei. Foi o relacionamento de Daniel com Deus; foi seu desespero e capacidade de ouvir Deus, que o capacitou a interpretar o sonho do rei, uma profecia sobre o futuro do mundo. Ele pode até ter adquirido coragem com a história de José, que ele conheceu no livro de Gênesis, que ele estudou e memorizou quando criança e jovem. A história de José pode ter encorajado Daniel que Deus poderia fazer o mesmo com ele.

Nosso Deus é um revelador dos segredos do futuro. Nas profecias de Amós, lemos: 

Certamente o Senhor Deus não fará coisa alguma, sem primeiro revelar o seu segredo aos seus servos, os profetas. Amos 3:7

Na verdade, o livro de Daniel é um dos livros de profecia mais importantes da Bíblia. Um pequeno livro com apenas doze capítulos, tem quase oito capítulos inteiros dedicados à profecia e dois outros capítulos dedicados à oração. Uma profecia que Daniel recebeu previu o ano da morte do Messias e muitas das outras profecias são especificamente para os "últimos dias".

Para ir para o próximo capítulo, clique aqui.  Para ir para outro artigo sobre Daniel e seus amigos, clique aqui.

0 Comments:

Copyright © Fight for Your Faith