Does your faith need strengthening? Are you confused and wondering if Jesus Christ is really "The Way, the Truth, and the Life?" "Fight for Your Faith" is a blog filled with interesting and thought provoking articles to help you find the answers you are seeking. Jesus said, "Seek and ye shall find." In Jeremiah we read, "Ye shall seek Me, and find Me, when ye shall seek for Me with all your heart." These articles and videos will help you in your search for the Truth.

Thursday, March 18, 2021

José Mentor de Daniel: A Conexão Imhotep - Parte 1

 

José Mentor de Daniel: A Conexão Imhotep

Curiosamente, o profeta Daniel da época de Nabucodonosor, rei da Babilônia, não foi o primeiro israelita a interpretar sonhos e acabar como conselheiro chefe de um país importante. Vamos revisar a história de José e sua influência no Egito. Como você deve se lembrar, José, um filho de Jacó, foi vendido como escravo por causa do ciúme de seu irmão e de seu relacionamento especial com o pai. José foi o primeiro filho da amada esposa de Jacó, Raquel, para quem ele trabalhou catorze anos como dote. Gênesis nos diz:

Genesis 37:3 Israel amava mais a José do que a todos os seus filhos, porque era filho da sua velhice; e fez-lhe uma túnica de várias cores. 4Vendo, pois, seus irmãos que seu pai o amava mais do que a todos eles, odiavam-no, e não lhe podiam falar pacificamente.

Genesis 37:5 José teve um sonho, que contou a seus irmãos; por isso o odiaram ainda mais. 6Pois ele lhes disse: Ouvi, peço-vos, este sonho que tive: 7Estávamos nós atando molhos no campo, e eis que o meu molho, levantando-se, ficou em pé; e os vossos molhos o rodeavam, e se inclinavam ao meu molho. 8Responderam-lhe seus irmãos: Tu pois, deveras reinarás sobre nós? Tu deveras terás domínio sobre nós? Por isso ainda mais o odiavam por causa dos seus sonhos e das suas palavras.
 

Genesis 37:9 Teve José outro sonho, e o contou a seus irmãos, dizendo: Tive ainda outro sonho; e eis que o sol, e a lua, e onze estrelas se inclinavam perante mim. 10Quando o contou a seu pai e a seus irmãos, repreendeu-o seu pai, e disse-lhe: Que sonho é esse que tiveste? Porventura viremos, eu e tua mãe, e teus irmãos, a inclinar-nos com o rosto em terra diante de ti? 11Seus irmãos, pois, o invejavam; mas seu pai guardava o caso no seu coração.

Em outras palavras, Jacó se perguntou o que todos aqueles sonhos que José realmente significava. Poderia haver algo para eles? Quando jovem adulto, ele mesmo teve um sonho de Deus.

Genesis 28:10 Partiu, pois, Jacó de Beer-Seba e se foi em direção a Harã; 11e chegou a um lugar onde passou a noite, porque o sol já se havia posto; e, tomando uma das pedras do lugar e pondo-a debaixo da cabeça, deitou-se ali para dormir. 12Então sonhou: estava posta sobre a terra uma escada, cujo topo chegava ao céu; e eis que os anjos de Deus subiam e desciam por ela; 13por cima dela estava o Senhor, que disse: Eu sou o Senhor, o Deus de Abraão teu pai, e o Deus de Isaque; esta terra em que estás deitado, eu a darei a ti e à tua descendência; 14e a tua descendência será como o pó da terra; dilatar-te-ás para o ocidente, para o oriente, para o norte e para o sul; por meio de ti e da tua descendência serão benditas todas as famílias da terra. 15Eis que estou contigo, e te guardarei por onde quer que fores, e te farei tornar a esta terra; pois não te deixarei até que haja cumprido aquilo de que te tenho falado.

Curiosamente, Maria, a mãe de Jesus, teve uma reação semelhante à de Jacó aos eventos que envolveram o nascimento de Jesus. Quando os pastores vêm e proclamam que viram anjos anunciando o nascimento de Jesus, Maria também fica pensativa e se pergunta o que tudo isso pode significar. Podemos ler no Evangelho de Lucas:

Lucas 2:6 Enquanto estavam ali, chegou o tempo em que ela havia de dar à luz, 7e teve a seu filho primogênito; envolveu-o em faixas e o deitou em uma manjedoura, porque não havia lugar para eles na estalagem.

Lucas 2:8 Ora, havia naquela mesma região pastores que estavam no campo, e guardavam durante as vigílias da noite o seu rebanho. 9E um anjo do Senhor apareceu-lhes, e a glória do Senhor os cercou de resplendor; pelo que se encheram de grande temor. 10O anjo, porém, lhes disse: Não temais, porquanto vos trago novas de grande alegria que o será para todo o povo: 11É que vos nasceu hoje, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor. 12E isto vos será por sinal: Achareis um menino envolto em faixas, e deitado em uma manjedoura. 13Então, de repente, apareceu junto ao anjo grande multidão da milícia celestial, louvando a Deus e dizendo:

Lucas 2:14 Glória a Deus nas maiores alturas, e paz na terra entre os homens de boa vontade.

Lucas 2:15 E logo que os anjos se retiraram deles para o céu, diziam os pastores uns aos outros: Vamos já até Belém, e vejamos isso que aconteceu e que o Senhor nos deu a conhecer. 16Foram, pois, a toda a pressa, e acharam Maria e José, e o menino deitado na manjedoura; 17e, vendo-o, divulgaram a palavra que acerca do menino lhes fora dita; 18e todos os que a ouviram se admiravam do que os pastores lhes diziam.

Lucas 2:19 Maria, porém, guardava todas estas coisas, meditando-as em seu coração. 20E voltaram os pastores, glorificando e louvando a Deus por tudo o que tinham ouvido e visto, como lhes fora dito.

Os pais se perguntam há milhares de anos o que o futuro reservará para seus filhos. Mesmo assim, Jacó e Maria tiveram reações semelhantes aos eventos incomuns e óbvios da infância de seus filhos.

Voltando à nossa história em Canaã, você deve se lembrar que por ódio e ciúme, os irmãos de José o vendem a mercadores que viajam para o Egito. É uma bela história que você pode ler no livro de Gênesis no Antigo Testamento. Eventualmente, Joseph acaba na prisão sob uma acusação falsa.

Genesis 39:6 Potifar deixou tudo na mão de José, de maneira que nada sabia do que estava com ele, a não ser do pão que comia. Ora, José era formoso de porte e de semblante. 7E aconteceu depois destas coisas que a mulher do seu senhor pôs os olhos em José, e lhe disse: Deita-te comigo. 8Mas ele recusou, e disse à mulher do seu senhor: Eis que o meu senhor não sabe o que está comigo na sua casa, e entregou em minha mão tudo o que tem; 9ele não é maior do que eu nesta casa; e nenhuma coisa me vedou, senão a ti, porquanto és sua mulher. Como, pois, posso eu cometer este grande mal, e pecar contra Deus?

10Entretanto, ela instava com José dia após dia; ele, porém, não lhe dava ouvidos, para se deitar com ela, ou estar com ela. 11Mas sucedeu, certo dia, que entrou na casa para fazer o seu serviço; e nenhum dos homens da casa estava lá dentro. 12Então ela, pegando-o pela capa, lhe disse: Deita-te comigo! Mas ele, deixando a capa na mão dela, fugiu, escapando para fora.

Genesis 39:13 Quando ela viu que ele deixara a capa na mão dela e fugira para fora, 14chamou pelos homens de sua casa, e disse-lhes: Vede! meu marido trouxe-nos um hebreu para nos insultar; veio a mim para se deitar comigo, e eu gritei em alta voz; 15e ouvigiu-se para ela no caminho, e disse: Vem, deixa-me deixou, aqui a sua capa e fugiu, escapando para fora. 

16Ela guardou a capa consigo, até que o senhor dele voltou a casa. 17Então falou-lhe conforme as mesmas palavras, dizendo: O servo hebreu, que nos trouxeste, veio a mim para me insultar; 18mas, levantando eu a voz e gritando, ele deixou comigo a capa e fugiu para fora.

Genesis 39:19 Tendo o seu senhor ouvido as palavras de sua mulher, que lhe falava, dizendo: Desta maneira me fez teu servo, a sua ira se acendeu. 20Então o senhor de José o tomou, e o lançou no cárcere, no lugar em que os presos do rei estavam encarcerados; e ele ficou ali no cárcere. 21O Senhor, porém, era com José, estendendo sobre ele a sua benignidade e dando-lhe graça aos olhos do carcereiro, 22o qual entregou na mão de José todos os presos que estavam no cárcere; e era José quem ordenava tudo o que se fazia ali. 23E o carcereiro não tinha cuidado de coisa alguma que estava na mão de José, porquanto o Senhor era com ele, fazendo prosperar tudo quanto ele empreendia.

  

Então José prosperou tanto em sua situação na prisão que o diretor da prisão colocou José como encarregado dos prisioneiros. Com o passar do tempo, dois homens, o mordomo-chefe e o padeiro-chefe do Faraó, o ofendem e são jogados na prisão. Uma investigação é feita. Durante o tempo em que estão na prisão, os dois sonham um sonho que José interpreta com precisão. Ao serem soltos, um homem é considerado culpado e morto e o outro é restaurado ao seu lugar de serviço, exatamente como José havia predito. José implorou ao homem que seria libertado que se lembrasse dele ao Faraó. 

Genesis 40:14 Mas lembra-te de mim, quando te for bem; usa, peço-te, de compaixão para comigo e faze menção de mim a Faraó e tira-me desta casa; 15porque, na verdade, fui roubado da terra dos hebreus; e aqui também nada tenho feito para que me pusessem na masmorra.

Mas o homem se abstém de mencioná-lo ao Faraó naquele momento.

Genesis 40:23 O copeiro-mor, porém, não se lembrou de José, antes se esqueceu dele.

Então José continua na prisão. Mas depois de dois anos, o Faraó teve um sonho.

Genesis 41:7 Então Faraó acordou, e eis que era um sonho. 8Pela manhã o seu espírito estava perturbado; pelo que mandou chamar todos os adivinhadores do Egito, e todos os seus sábios; e Faraó contou-lhes os seus sonhos, mas não havia quem lhos interpretasse.

Finalmente, o mordomo-chefe lembra ao Faraó de José na prisão e sua habilidade de interpretar sonhos com precisão. Faraó o chama.

Genesis 41:14 Então enviou Faraó, e chamou a José, e o fizeram sair logo da cova; e barbeou-se e mudou os seus vestidos, e veio a Faraó. 15E Faraó disse a José: Eu sonhei um sonho, e ninguém há que o interprete; mas de ri ouvi dizer que quando ouves um sonho o interpretas. 16E respondeu José a Faraó, dizendo: Isso não está em mim; Deus dará resposta de paz a Faraó.

José interpreta o sonho do Faraó e, no final, o Faraó nomeia José para o cargo de Primeiro Ministro de todo o Egito.

Genesis 41:39 Depois disse Faraó a José: Porquanto Deus te fez saber tudo isto, ninguém há tão entendido e sábio como tu. 40Tu estarás sobre a minha casa, e por tua voz se governará todo o meu povo; somente no trono eu serei maior que tu. 41Disse mais Faraó a José: Vê, eu te hei posto sobre toda a terra do Egito. 42E Faraó tirou da mão o seu anel-sinete e pô-lo na mão de José, vestiu-o de traje de linho fino, e lhe pôs ao pescoço um colar de ouro. 43Ademais, fê-lo subir ao seu segundo carro, e clamavam diante dele: Ajoelhai-vos. Assim Faraó o constituiu sobre toda a terra do Egito. 44Ainda disse Faraó a José: Eu sou Faraó; sem ti, pois, ninguém levantará a mão ou o pé em toda a terra do Egito.

Vários estudiosos pesquisaram a história secular para confirmação da exatidão da Bíblia. Se o relato bíblico for verdadeiro, certamente devemos ser capazes de encontrar uma menção a José na história egípcia. Fazendo estudos cuidadosos e razoáveis, alguns estudiosos concluíram que o famoso Imhotep do Egito pode de fato ter sido ninguém menos que José. [1]

Continuaremos com a Bíblia.

Genesis 41:45 Faraó chamou a José Zafnate-Paneã, e deu-lhe por mulher Asenate, filha de Potífera, sacerdote de Om. Depois saiu José por toda a terra do Egito.

Genesis 41:46 Ora, José era da idade de trinta anos, quando se apresentou a Faraó, rei do Egito. E saiu José da presença de Faraó e passou por toda a terra do Egito.


A Bíblia não é um livro fascinante? José chegou a se casar com a filha da personalidade religiosa mais importante, o Sacerdote de On. Agora ele não era apenas o primeiro-ministro, mas provavelmente também teria influência na instituição religiosa por meio de seu casamento com a filha do sumo sacerdote. Ele pode até ter sido o próximo na fila para herdar a posição de Sumo Sacerdote. Não sabemos com certeza se a posição poderia ser herdada, mas José seria um candidato natural, especialmente com sua formação espiritual e capacidade de interpretar sonhos e ouvir a Deus. Pela história egípcia, sabemos que Imhotep se tornou o Sumo Sacerdote de Heliópolis, o nome grego para On. Imhotep poderia ter sido José? [2]

Para ir para o próximo capítulo, clique aqui. Para ir para o capítulo anterior, clique aqui.

Notas::

1. https://josephandisraelinegypt.wordpress.com/feature-article-imhotep-and-joseph-are-the-same-person/ (accessed 03/2016) [See also: https://josephandisraelinegypt.wordpress.com/tag/amenemhet-iii/]

2. http://creationwiki.org/Joseph_and_Imhotep (03/2016)

0 Comments:

Copyright © Fight for Your Faith