Does your faith need strengthening? Are you confused and wondering if Jesus Christ is really "The Way, the Truth, and the Life?" "Fight for Your Faith" is a blog filled with interesting and thought provoking articles to help you find the answers you are seeking. Jesus said, "Seek and ye shall find." In Jeremiah we read, "Ye shall seek Me, and find Me, when ye shall seek for Me with all your heart." These articles and videos will help you in your search for the Truth.

Monday, June 14, 2021

A Fé É Algo Pessoa

 
Marcello Rocha

A fé é algo pessoal para cada um de nós e o Pai reconhece assim, por isso, Ele nos trata individualmente. Ele não requer que nós tenhamos a fé de outra pessoa, porque Ele entende o quanto aguentamos dentro de nossa capacidade pessoal de crer (Mateus 9:27-29). Podemos nos aconselhar com outros, se preciso (Provébio 15:22), mas devemos seguir o que Deus põe em nosso coração para nos dar fé. Pergunte-se: “O que ouvi primeiro?” (Hebreus 11:1 e Romanos 10:17). A Palavra que Deus nos deu por Seus mensageiros é que nos encherá de Fé. A Palavra é viva e eficaz, e penetra em nosso âmago para nos transformar (Hebreus 4:12), para sermos mais que vencedores (Romanos 8:37-39). 

Não é o quanto lemos, mas o quanto absorvemos dessa Palavra através de uma conversa ao “pé do ouvido”, em particular, com o Pai todos os dias (Mateus 6:6). Jesus nos deu essa visão ao se afastar com frequência das multidões para Se aconselhar e Se encher do Poder do Pai, e curar pessoas de maneiras diferentes, segundo a fé que elas tinham. Cada cura que Jesus realizou não dependia de Seu poder que era um fato, porém, dependeu da fé de cada indivíduo para a realização do milagre. Ele não podia ver todos da mesma forma. Cada um teve que manifestar sua fé pessoal para Jesus poder agir de acordo com o que conseguiam crer, individualmente. (Romanos 10:9-10) 

 Olá eu sou o Marcello Rocha, e hoje falaremos sobre qual medida de fé você deve ter para fazer mover a mão de Deus e receber Seus milagres. Então, chamaremos esse papo de: “A Fé É Algo Pessoal!” 

Jesus curou cegos, leprosos, aleijados, doentes, endemoniados... e usou de métodos e maneiras diferentes, de acordo com o nível de crença que tinham. Ele não podia manifestar Seu poder sem que fosse ativado pela fé do indivíduo. Por Exemplo, um cego Ele curou com lama (João 9:11), outros ele curou com apenas um toque e uma palavra (Mateus 9:27-29). Um aleijado foi curado com o perdão dos pecados (Lucas 5:17-20), outro com uma ordem para andar (João 5:5-8). Enfermos foram curados pelo toque de Jesus (Marcos 9:26-27), outros de longe, sem sequer vê-los (Lucas 7:6-10), outros ainda pela fé de apenas tocar em suas roupas (Mateus 9:20-22). Muitas foram as maneiras de cura que Jesus usou, porque Ele dependeu da declaração de fé que cada pessoa demonstrava, em como criam que seriam curados (Marcos 5:34). Milagres acontecem de acordo com a medida de fé que cada um possui (Mateus 9:28- 29). Em certos casos, aquele que, opera em oração, tem que se alinhar com a fé de quem espera o milagre. Os discípulos aprenderam isso na passagem do menino lunático (Mateus 17:14-21). Quando eles estavam com a fé diferente da fé que o pai do menino tinha. Em fé, o pai pediu ajuda aos discípulos, mas como não funcionou, levou sua fé a Jesus. Alguns milagres precisam de reforço em fé, para se realizarem. A Palavra é nosso reforço. 

 Portanto, onde não houve manifestação de fé daqueles que necessitavam, o poder de Jesus não teve condições de funcionar. Como na vez em que Jesus foi à cidade de Nazaré, mas não conseguiu realizar milagres, porque duvidaram dEle. Inclusive seus irmãos. (Mateus 13:53-58). 

Então, milagres ocorrem ao manifestarmos Fé para ativarmos o poder de Jesus a nosso favor. Assim, nossa fé, é a ignição para mover o motor das Promessas de Deus e cumpri-las pela nossa certeza de que Ele é Fiel e Justo para terminar a boa obra (1 João 1:8-9 e Filipenses 1:6). Assim também aconteceu com os discípulos depois da ascenção de Cristo. Curavam pela manifestação de fé das pessoas e não simplesmente pelo poder dado pelo Espírito Santo (Atos 14:8-10). O poder estava pronto para uso, mas era preciso ser manifestado pela fé. Para cada ação, Deus espera uma reação de nossa fé. Para cada promessa, Deus espera uma resposta da nossa parte. 

 A Bíblia nos diz que a fé vem por ouvir a Palavra de Deus (Romanos 10:17) e, assim é, para aqueles que recebem e guardam as promessas. Ouvem, absorvem, creem, recebem e as manifestam. São muitos os exemplos de que a fé cresce por passarmos tempo ouvindo e recebendo o que o Pai tem para nos dizer. Jesus tinha muita fé. Fé inabalável! Porque passou tempo com o Pai e aprendeu obediência pelo que padeceu (Hebreus 5-8). O tempo de aprendizado, erros no caminho, tropeços em circunstâncias que O desfavoreciam. Mas venceu pela Graça, no favor imerecido. Jesus levou 33 anos, como filho do Homem, em preparação, e suportou Seus testes até ficar pronto para assumir a posição de Sumo-Sacerdote e oferecer a própria vida como Holocausto para nossa Libertação (Hebreus 4:14-16). Aprendeu pelos padrões humanos, para compreender nossas dificuldades. 

No entanto, tinha uma bagagem de milhares de anos em treinamento na presença do Pai, como Filho de Deus. E aprendeu a ouvir a constante, mansa e delicada voz, de Seu instrutor (1 Reis 19:9-13). Por isso, ficou firme até o fim, e cumpriu Sua Missão ao Se apresentar como o sacrifício de sangue pelos nossos erros. 

Portanto, ao orarmos devemos manifestar nossa fé indubitável para o cumprimento dos milagres necessários. Mostrarmos que temos a certeza do que Jesus já nos falou e instruiu. Nesses 35 anos de serviço ao Senhor, desde que aprendemos que nossa fé move a engrenagem do poder de Deus, Kelly e eu, temos crescido nessa fé, que nos envolve. Descobrimos que o segredo é experimentar sem duvidar, para viver a fé que a Palavra nos dá (Marcos 11:22-24). E quanto mais vivenciamos isso, mais forte nossa fé é usada. E a Paz que excede todo o entendimento nos domina (Filipenses 4:4-7). Porque nosso descanso está na presença do Pai em nós, através de Suas Promessas (Mateus 11:28). É uma luta já ganha, mas temos que nos fortalecer para enfrentá-la (2 Timoteo 2:1). Diariamente exercitar os músculos de nossa fé (2 Timoteo 3:14-17) e adquirirmos destreza em seu manuseio (2 Timoteo 2:14-15), como um soldado no conhecimento de suas armas (2 Coríntios 10:3-6). 

Há algum tempo, passei por uma experiência que testou minha condição de fé. Meu irmão teve seu fígado necrosado de repente, e no hospital foi sentenciado com apenas 24h de vida, precisando de um transplante com urgência. A situação era de impossibilidade em nossa visão natural. A fila de transplantes de fígado era imensa e levaria meses para aparecer um doador. Bem, fui visitá-lo para orar por sua cura, precisava apresentar a visão sobrenatutal de Deus. Minha fé era de que o Senhor poderia refazer seu fígado imediatamente. Me preparei na Palavra para essa fé. No entanto, minha fé não bastava. Sabia ser preciso que meu irmão acreditasse da mesma maneira, com a mesma fé. A Bíblia nos diz ser necessário que 2 ou 3 concordem na Terra, para ser realizado no Céu (Mateus 18:18-20). Como sabia que seu fundamento na Palavra era pequeno, então, quis saber em que grau estava a fé de meu irmão. Em resposta, me disse acreditar que seria operado e que tudo correria bem. Minha cunhada também manifestou essa mesma fé, de maneira forte e definida. (Mateus 17:20) 

Sendo assim, nivelei minha fé na altura do que eles tinham, e orei clamando com autoridade no Espírito, para que fosse feito segundo as necessidades e a fé de meu irmão. Orei concordando para que um doador fosse encontrado naquela mesma noite, que fosse compatível, que os médicos e enfermeiros tivessem unção para essa operação delicada e que a recuperação fosse completa e em menor tempo do que se esperava, e também que os efeitos negativos dos medicamentos fossem os mínimos possíveis. Tudo de acordo com o que meu irmão cria. Entregamos ao Senhor Jesus, e concordamos juntos. 

Cada parte desta oração foi cumprida à risca. Naquela noite, deu entrada no mesmo hospital um rapaz que sofrera um acidente de moto e a família decidiu fazer doação dos órgãos. Como o caso do meu irmão era seríssimo, os médicos conseguiram que ele passasse para primeiro na fila nacional de transplantes. O rapaz tinha um fígado compatível e o tempo da sirurgia foi perfeito, realizada às 9:00h da manhã seguinte. Em seis meses, meu irmão se recuperou fazendo quimioterapia e cessou seu tratamento, que levaria no mínimo 1 ano. Hoje, após 5 anos, tem uma vida normal sem sequelas. Isso é milagre! Porque sua cura foi realizada de acordo com a crença que ele tinha e da maneira que concordamos juntos. Deus usa nossa fé para fazer possível o impossível para nós. Sim, muitas vezes Ele usa médicos e remédios para realizar milagres, não há erro nisso. Outras vezes usa instrumentos diferentes que estejam ao nível de nossa fé. E se orarmos por eles, Deus os unge com poder de cura. E todas as circunstâncias se encaixarão para nosso bem (Romanos 8:28). O milagre não está no instrumento em si, mas na fé que consolida o Poder nas mãos de Deus. 

Deus não está limitado em Seu Poder, mas Se limita à nossa fé. Por isso, precisamos crescer em fé com leitura diária e exposição à Sua Palavra, criando um vínculo íntimo com esse Pai, que é o nosso culto racional (Romanos 12:1) e que não se importa em nos ensinar todos os dias. Deus é paciente com nossas fragilidades. Se for preciso, Ele repete as lições várias vezes até entendermos suas instruções.

Salmo 119:130 diz: “A exposição das Tuas palavras dá luz; dá entendimento aos símplices.” É na simplicidade em nosso coração que o Pai pode nos falar. Infelizmente muitas vezes deixamos nossa mente interferir em nosso raciocínio divino, porque queremos pensar com a capacidade limitada do raciocínio humano, e deixamos a liberdade em Deus para nos restringirmos ao que o sistema do mundo nos impõe. Mas Deus nos quer encharcados e absorvidos nEle. E para isso, espera que cresçamos em fé, através de Sua Palavra, para atingirmos a plenitude dEle. Ele quer que sejamos perfeitos, ou seja, completos e maduros como Jesus foi. Filho Amado, imagem completa do Pai. 

Deus procura aos que o adorem em espírito e em verdade! (João 4:23) 

Minha oração é para que eu sustente meu tempo diário sentado aos pés do meu Senhor, na ousadia de querer receber até as migalhas de Suas Palavras (Mateus 15:21-28) que me enchem o coração e me transformam no Filho que Ele deseja que eu seja. Em nome de Jesus, Amém!

0 Comments:

Copyright © Fight for Your Faith