Does your faith need strengthening? Are you confused and wondering if Jesus Christ is really "The Way, the Truth, and the Life?" "Fight for Your Faith" is a blog filled with interesting and thought provoking articles to help you find the answers you are seeking. Jesus said, "Seek and ye shall find." In Jeremiah we read, "Ye shall seek Me, and find Me, when ye shall seek for Me with all your heart." These articles and videos will help you in your search for the Truth.

Tuesday, June 8, 2021

A Voz que Me Orienta!


 Marcello Rocha – 23/05/2021 

 O pecado que nos trouxe a culpa e transformou nossa natureza em errantes neste mundo desde a nossa concepção, não está no ato de Eva comer do fruto proibido do conhecimento do bem e do mal. (Leia Gênesis 3). Essa atitude foi apenas a indicação de que Eva deu atenção à voz errada. Ela parou para ouvir uma voz contraditória, sobre algo que ela já tinha recebido, mas não se firmou na convicção do que já conhecia. Eva simplesmente se apoiou na novidade do que ouviu e passou a reparar na aparente beleza e suculência do fruto, que daria conhecimento do bem e do mal. E Adão aceitou a dúvida como verdade e se deixou levar por sua vaidade. “Claro que não morrereis, mas se tornarão deuses, como Ele.” Assim satanás os enganou pela vaidade. (Gênesis 3:1-6) 

 Adão e Eva estavam sendo preparados para serem perfeitos! E, falar em perfeição, é falar em plenitude, ou seja, Deus os estava treinando para serem completos como Ele o É. Afinal, o Próprio Deus nos criou como Sua Imagem e Semelhança (Genesis 1:26). No entanto, a intenção de Deus era diluir a semelhança para fazer deles a imagem perfeita do Pai, porque semelhança é apenas um quase perfeito. Por isso Jesus disse: “Sermos Um com Ele”. 

 Então, falamos mal do fruto, mas esquecemos que foi uma opção do Ser Humano desobedecer e cair na desgraça em vida. Veja bem, quando se está sintonizado com Deus, a primeira palavra que ouvimos vem dEle. Depois disso, são contradições de um inimigo que te seduz para provocar o tropeço sobre a verdade. A intenção de satanás é a de nos manter na semelhança! Incompletos, imaturos e imperfeitos, sem alcançarmos a identidade no Pai. 

 Olá, eu sou o Marcello da Kelly, e em nossa conversa de hoje vamos falar do que estamos ouvindo. A Bíblia difere Pecado de pecados. Pecado, no singular, significa nosso afastamento de Deus e pecados, no plural, são nossos erros diários. Então vou chamar esse papo de: A Voz Que Me Orienta! 

 Queremos sempre fazer o certo, seja por questão de submissão, ou mesmo orgulho. No entanto, muitas vezes não temos certeza do que é o certo a fazer. Há muitas vozes gritando em nossos ouvidos, indicando o caminho, com isso, ficamos atordoados e nos deixamos hipnotizar por essas vozes dentro de nós. Vou te dizer, o mundo está cheio de intenções frívolas e escorregadias e seus interesses estão em confundir nossos entendimentos e nos desviar daquilo que já temos. Essas vozes mexem com nossos brios e nos faz querer demonstrar sabedoria em nossos pensamentos e atitudes. Sempre há razões lógicas para nossas ações. Infelizmente, a maioria delas estão desvirtuadas e confusas, porque deixamos para trás o que primeiro nos veio à mente. Entramos num transe intelectual, porque o mundo adora o intelectualismo a tal ponto que nos sentimos inferiores se não demonstrarmos esse tipo de pensamento. E assim, como gado, simplesmente agimos como outros querem que ajamos. Ficamos estúpidos, para aparentar consciência de inteligência. Como ovelhas indo para o matadouro, seguimos a multidão para mostrar nossa “independência”, mas ficamos semelhantes aos outros no cativeiro da aparência, vivendo na visão dos outros. 

 Esse é o maior sofisma com que o mundo nos atinge. E vem desde a atitude de Eva, quando aceitou, por um orgulho simplório, ser enganada para não ter que passar a vergonha de ser vista como ignorante diante de um estranho. Entenda, Deus passeava com ela todas as tardes, portanto, Eva O conhecia pessoalmente, tinha certa intimidade com Ele (Genesis 1:26-31 e 3:8). No entanto, ela não conhecia a serpente satanás e só a viu apenas uma vez, mas parou para ouvir, e a serpente seduziu Eva com palavras distircidas, mas que mexeu no seu íntimo. Adão caiu no mesmo seguimento, deixou-se induzir pela voz de Eva para manter a aparência de ser ele quem mandava. Aí está o erro de ambos. Altivez! Então, erros sucessivos deram margem à deterioração de sua natureza divina. 

 Deus já havia ensinado, instruído e dado a eles inclusive a autoridade sobre toda a Criação. Nesse treinamento Deus os estava preparando para deixarem de ser simplesmente Criação para se tornarem Filhos. Mas eles adulteraram com os sentimentos, se corromperam com falsas verdades, preferindo a bajulação de um estranho, do que a sinceridade de um Deus conhecido. Daí surgiu a questão do adultério e porque é tão falado na Bíblia. 

 Mas, Deus, mesmo sendo jogado para o lado, em Seu coração buscou ser mais que amigo e agiu como um Pai! E por amor a nós, em ações drásticas, considerou uma maneira de perdoar essa falha e nos trazer de volta para Seus braços. Ainda assim, deixa a escolha por nossa conta. Ele nunca ficou longe de nós. Mesmo que não pessoalmente como fez com Adão e Eva, Ele continuou nos instruindo através de Seus profetas, até estarmos prontos para ouvir de Seu próprio Filho, Jesus. E hoje, temos Sua Palavra em nós, através de Seu Espírito Santo que nos consola por nos lembrar do que Ele já nos disse (João 14:26), e nos ensina sobre O Caminho que devemos seguir (João14:6). Mas para isso, temos que estar sintonizados e firmes em Suas promessas. 

 Promessas são resultados de trocas. Você não terá cumprimento de promessas se não agir de acordo com o esperado. Muitos se confundem com isso, e pensam que Deus é sonso o bastante para prometer algo sem que haja uma resposta nossa. O Pai que ensina o caminho e não espera que o filho dê passos sobre ele, não é verdadeiramente um Pai, ou o filho não é considerado legítimo (Hebreus 12:7-8). Aí entra a Fé. A prova das coisas que não vemos, mas cremos em seus fundamentos (Hebreus 11:1). Fé é a ação que o Pai espera de nós. A motivação que age sobre Suas Palavras como sendo a Verdade. Termos a confiança de que, se sofremos correção, é porque estamos agindo. E correção não é castigo, é parte de uma instrução. É o fator que nos liga ao que estamos aprendendo. Não erramos por rebeldia, erramos por ignorância, porque depois de um certo momento, temos que aprender algo novo. Assim é a vida com Deus! Em Seu amor, Ele nos ensina constantemente para nosso crescimento, para deixarmos as coisas de criança e termos atitudes maduras e adultas (1Coríntios 13:11). 

 Deus não nos quer mais como semelhança, Ele nos quer perfeitos nEle, como todo Pai quer. Para isso, Jesus dizia, “quem vê a Mim, vê ao Pai” (João 14:6-11). Deus quer que sejamos do mesmo jeito. E, assim, Jesus renunciou sua unigenitura, para se tornar nosso primogênito, o irmão mais velho, a fim de cumprir esse desejo do Pai em sermos Um com Eles e transmitirmos Sua imagem àqueles que ainda não o encontraram. (João 17:21-23) 

 Com isso, deus nos deu uma identidade, Seu DNA através de Jesus. No entanto, o Pecado infiltrado por um estranho a nós, com intenções destruidoras para nos matar (João 10:10), tem início não em nossas ações, mas em nossas intenções. Porque paramos para ouvir vozes enganadoras que criam em nossa mente o medo de contrariarmos o convencional, ao invés de confiarmos na instrução de não sermos desta dimensão. (João 15:18-25) 

 A questão de que o mundo nos vê como tolos, vem da tentativa de nos trazer desconforto sobre nossas habilidades intelectuais. Porém, ignorância significa não ter conhecimento sobre algo, não quer dizer que não possuímos capacidade de aprendizado. Porque essa capacidade chama-se raciocínio e nos foi dada pelo Pai. É o raciocínio que nos torna semelhantes a Ele. Contudo, o mau uso deste dom, nos faz semelhantes àquele que, em sua incapacidade, se afundou no abismo da ignorância por não conceber a idéia de uma dimensão acima da física. Um exemplo clássico é que por ignorância desta dimensão, cientistas, filósofos e intelectuais incapazes de aceitar um Criador que, meticulosamente, criou tudo em perfeição matemática, não conseguem enxergar a vida em sua plenitude. Porque entram na metafísica, que o próprio filósofo e matemático, Rene Descartes, descreveu como sendo “alguém que procura um gato preto num quarto escuro, sem o gato estar ali”. Quer dizer, Metafísica como tentativa de explicar a essênsia da vida, sem a Essência, não consegue definir a Vida. Portanto, se perdem de tal forma nesta ignorância, que apresentam teorias sem fundamentos, para “explicar” o que não conseguem compreender. Obras de orgulho! 

 Adão caiu nesta proposição e ficou anulado de sua realidade ao querer mostrar compreensão do que não entendia. Assim vive a humanidade, presa a teorias infundadas para apresentar soluções ao que não aceitam como realidade. (Colossenses 2:8-9 e 2Timóteo 3:1-17) Deus já nos falou sobre tudo isso! Mas a necessidade do Ser Humano em se apresentar como inteligente, tira de si mesmo o propósito deste dom inato em sua criação. A humanidade ignora e rejeita a paternidade do Criador, e entra na busca de um pai-herói, incapaz de assumir esta responsabilidade e, por isso, sem rumo, segue em direção ao mesmo abismo trilhado por satanás, que com essa percepção, nos aponta o dedo para nos acusar da culpa gerada por ele em nosso coração. (Apocalipse 12:10-11) 

 Precisamos aprender a não dar ouvidos às vozes que nos rodeiam quando elas nos afastam da verdade que estimamos vir do Pai. Como Jesus nos disse, “Seja-vos feito segundo a vossa fé” (Mateus 9:27-29). Portanto, quando temos fé em Deus, nada pode nos parar. Todas as coisas nos são possíveis ao mantermos sólidas nossas convicções como filhos dAquele que nos gerou. 

 Você consegue entender por que o mundo grita tão alto, faz tanto barulho? Porque gritando mais alto, ele acredita que as pessoas vão ouvir mais fácil a sua voz do que a de Deus. Mas Deus não vai gritar conosco, porque quando Ele tem de agir assim, já é tarde demais. Deus prefere sussurrar, já que Suas Verdades falam mais alto do que os gritos do mundo! O que nos falta é discernir Seus sussurros logo no início, então, estaremos seguros em sintonia na certeza dessas Instruções. 

 Então, não pequemos por omissão ou por ignorância, agarre-se à Rocha da Palavra e siga no Caminho que a voz por trás de você indica, “Este é o Caminho, Andai nEle” (Isaías 30:21). 

 Minha oração é para que meus ouvidos estejam atentos às primeiras instruções que ouço e minha mente se firme nelas e deixe de dar atenção a vozes falsas que tentam me distrair, confundir e desviar do Caminho indicado. Lembre-se, o Caminho é Jesus! Em Nome de Jesus, amém!

0 Comments:

Copyright © Fight for Your Faith