Does your faith need strengthening? Are you confused and wondering if Jesus Christ is really "The Way, the Truth, and the Life?" "Fight for Your Faith" is a blog filled with interesting and thought provoking articles to help you find the answers you are seeking. Jesus said, "Seek and ye shall find." In Jeremiah we read, "Ye shall seek Me, and find Me, when ye shall seek for Me with all your heart." These articles and videos will help you in your search for the Truth.

Thursday, June 10, 2021

O Sacrifício de Louvor


Compilação

Portanto, ofereçamos sempre por ele a Deus sacrifício de louvor, isto é, o fruto dos lábios que confessam o seu nome.—Hebreus 13:15

*

Temos tanto pelo que louvar a Deus cada dia! Dar honra a Ele é poderoso. A Bíblia está cheia de exemplos de louvor e adoração nos quais vemos Seu poder ser liberado, milagres que mudam vidas, histórias dramáticas do inimigo sendo detido ou derrotado, e corações transformados que se aproximam do Senhor.

No entanto, a realidade é que, com muita frequência, as lutas diárias ou as constantes exigências da vida podem afastar nosso louvor e adoração a Deus. ... Às vezes é realmente um sacrifício oferecer louvor. Talvez não sintamos vontade. É uma luta. Estamos cansados.

Ou talvez sintamos como se Deus nos tivesse decepcionado. Ele pode parecer distante, como se não Se importasse realmente com a nossa dificuldade nem Se preocupasse com o que estamos passando. Dolorosos golpes da vida e perdas podem ter nos colocado recentemente em uma espiral descendente. Ainda estamos tentando colocar os pés no chão e juntar os cacos.

Mas o que pode fazer uma diferença duradoura é quando decidimos fixar os olhos nEle, e diariamente O louvamos, não importa o que enfrentamos. E de repente percebemos que Deus já começou a aliviar o aperto que essas lutas podem exercer sobre nós. …

Quando nos sentimos pressionados e sobrecarregados com as preocupações, desesperados e sem a mínima esperança, Deus nos lembra que Ele é capaz de prover tudo o que precisamos. Ele promete nos dar uma bela coroa no lugar de cinzas, o óleo da alegria no lugar do pranto, e um manto de louvor em vez de espírito deprimido.[1] Podemos confiar que Ele pode fazer em nós, por nós, o que nunca somos plenamente capazes de fazer por nós mesmos.

Se você se sente preso numa situação difícil hoje e não vê uma saída, Deus quer envolvê-lo completamente com vestes de louvor. Ele lhe dá um novo nome, e fará com que Seu Espírito se levante dentro de você. ... Deus habita perto de nós quando O louvamos. Ele habita ali. Ele procura o louvor. Ele habita nos louvores do Seu povo.[2]

Temos uma escolha todos os dias nesta vida. Podemos escolher viver absorvidos pela preocupação e pelo estresse, na correria e ocupados, concentrados apenas no que nos cerca e sintonizados no barulho do mundo, ou podemos pedir a Deus que nos ajude a tirar nossos olhos das circunstâncias, dos nossos problemas e confusões, e das vozes dos outros. Podemos olhar para Ele, que mantém tudo aglutinado, e que nos segura em Suas mãos.

Deus deseja todo o nosso coração. Ele espera por nós caso tenhamos nos afastado. Ele quer que conheçamos o poder de Sua presença em nossas vidas. Ele deseja nos abençoar mais do que poderíamos imaginar. O Seu Espírito nos impele a seguir em frente, nos chamando para mais perto dEle.

Que Deus nos ajude a olhar novamente para cima hoje, a lembrarmos da Sua bondade e poder em nossas vidas, e a Lhe oferecermos adoração e louvor.—Debbie McDaniel[3]

Um sacrifício que vale a pena

O livro inteiro de Hebreus é sobre um novo modo de vida e uma nova forma de adoração. Anteriormente os judeus tinham sido sobrecarregados com o cumprimento da lei, mas por seu sacrifício e ressurreição que desafiou a própria morte, Cristo os libertou de seus padrões impossíveis.

Hebreus 13:15 diz: “Por meio de Jesus, portanto, ofereçamos continuamente a Deus um sacrifício de louvor, que é fruto de lábios que confessam o seu nome.”[4]

Os sacrifícios animais do Antigo Testamento que outrora haviam trazido uma fragrância agradável a Deus são agora substituídos pelo fruto dos lábios que reconhecem Seu nome em espírito e em verdade.[5]

Um sacrifício é um presente a Deus declarando que Ele é digno, e nós não somos. É também, por definição, difícil. Um sacrifício dói, é custoso, requer esforço—e o sacrifício final custou ao Messias, Jesus Cristo, a Sua vida. Da mesma forma, para nós, um sacrifício de louvor nem sempre será fácil e sem esforço. Será difícil e tem um preço...

Por causa das Escrituras, sabemos que não confessamos apenas o nome de Deus quando dá vontade, parece algo bom ou nos beneficia de alguma forma. Oferecemos louvor, como diz em Hebreus 13:15, “continuamente”. Ou seja, sem cessarem todas as circunstâncias. Como Paulo disse em 1 Tessalonicenses 5:18: “Sejam sempre agradecidos, haja o que houver, porque esta é a vontade de Deus para com vocês que pertencem a Cristo Jesus.”[6]

É nosso dever oferecermos o “fruto de lábios que confessam o seu nome.”[7] Portanto, estou aprendendo a me comprometer a cumprir com o dever de louvar como gerador alegria, e não como o resultado dela.

E, como diz este versículo, somos capazes de fazer tudo isso “por meio de Jesus”. Através de Jesus, podemos ver o grande e imenso amor do nosso grande e imenso Deus que segura tudo na palma de Sua mão e com uma palavra faz tudo dobrar-se à Sua vontade. Por meio de Jesus, nosso mediador, somos capazes de acessar o Pai a fim de dar-Lhe o devido louvor.[8]

Neemias disse: “A alegria do Senhor é a vossa força.”[9] Através do louvor, desfrutamos de Deus. Imagine isso! O louvor nos concentra na fonte da nossa alegria e onde nosso olhar deve estar, e isso resulta em força! Seja através da oração, meditação na Palavra de Deus, ação de graças ou louvor, podemos levantar as mãos cansadas mesmo quando é difícil—especialmente quando é difícil—e dizer, “Santo, Santo, Santo é o SENHOR!”[10]Amy Dunham[11]

Um coração cheio de louvor

Quando eu era criança me lembro de ficar agradecida pelas coisas que me davam uma gratificação imediata. Se eu conseguisse algo que queria, ficava feliz, alegre. Se não conseguisse, então não ficava. Era muito simples — eu estava grata pelas coisas boas. Ainda estou aprendendo a aplicar o versículo, “Sejam sempre agradecidos” [12] em minha vida. Expressar gratidão quando acontecem coisas que eu não desejava, quando me decepciono ou fico triste, essa não é uma reação natural de jeito algum.

Mas vamos passar por dificuldades na vida, e dias simplesmente ruins, não importa quem sejamos ou no que acreditemos. A vida é assim. Mas a beleza de ter uma crença e fé em Deus é que, apesar de Deus nem sempre nos resgatar dos problemas, Ele sempre nos dá forças para encará-los, lidar com eles e superá-los com a nossa fé. O apóstolo Paulo foi um exemplo maravilhoso de ter uma atitude de gratidão e louvor a Deus em face a dificuldades e adversidades extremas.

Aqui estão alguns destaques do que Paulo passou, segundo documentado no livro dos Atos:

  • Paulo e Barnabé foram perseguidos e expulsos da Antioquia (Atos 13:14–50)
  • Paulo foi apedrejado em Listra (Atos 14:19–20)
  • Paulo e Silas foram presos em Filipo (Atos 16:23–39)
  • Houve uma insurreição contra Paulo em Corinto (Atos 18:12)
  • Paulo foi atacado por uma multidão no tempo de Jerusalém e preso (Atos 21:26–22:23)
  • Armaram uma conspiração contra a vida de Paulo (Atos 23:12–13)
  • Paulo passou dois anos preso em Cesareia (Atos 23:23; 24:26–27)
  • Paulo sofreu naufrágio e foi picado por uma cobra em Malta (Atos 27 e 28)
  • Paulo passou mais dois anos preso em Roma (Atos 28:30–31)

Mas apesar de tudo de ruim que lhe aconteceu, Paulo ainda assim disse: “Aprendi a adaptar-me a toda e qualquer circunstância,”[13] e “Sejam sempre agradecidos, haja o que houver, porque esta é a vontade de Deus para com vocês que pertencem a Cristo Jesus.”[14]

É relativamente fácil ser agradecido quando tudo vai bem na vida e está tudo tranquilo, mas quando parece que o inferno está à solta ou quando nos deparamos com um problema atrás do outro, estar agradecido é a última coisa que queremos fazer, e provavelmente o mais difícil de se fazer também. Mas se aprendermos a louvar a Deus mesmo em situações difíceis, veremos que Ele nos dará forças para encararmos e até mesmo abraçarmos tais períodos de dificuldades, confiando que Ele fará com que contribuam para o bem.[15]

O versículo que diz que Deus habita nos louvores do Seu povo[16] é um lembrete de que quando sou grato estou reconhecendo que Deus habita em mim e Ele, pela Sua graça e poder dá forças para superar qualquer coisa e sermos “mais que vencedores, por meio daquele que nos amou”.[17]

Uma palavra de louvor muitas vezes usada nas Escrituras é “engrandecer”. No Salmo 34:3, por exemplo, diz: “Engrandecei ao Senhor comigo, e juntos exaltemos o seu nome!” [18] Quando olha um objeto através de uma lente de aumento, ela amplia o objeto. Ela não muda o tamanho do objeto em si, apenas a sua percepção dele—pois parece maior, de maior proporção. Ora, é isso o que acontece quando louvamos a Deus. A nossa percepção de Deus muda. E quando a nossa visão é mais focada em Deus e em Seu poder e amor por nós, isso nos ajuda a colocar todas as pequenas preocupações, apreensões, problemas e tudo o mais em perspectiva.

Como a autora Melody Beattie escreveu: “A gratidão libera a abundância da vida. Transforma o que temos no que nos basta, ou até mais. Transforma a negação em aceitação, o caos em ordem, a confusão em clareza. Pode fazer de uma refeição um banquete, de uma casa um lar e fazer de um estranho um amigo. A gratidão dá sentido ao nosso passado, paz ao nosso presente, e cria uma visão para o amanhã.”—Daveen Donnelly

Publicado no Âncora em maio de 2021.


[1] Isaías 61:3.

[2] Salmo 22:3.

[3] https://www.ibelieve.com/faith/what-does-it-mean-to-offer-god-a-sacrifice-of-praise-worshiping-in-the-tough-times-of-life.html.

[4] NVI.

[5] Levítico 23:18; João 4:24.

[6] Bíblia Viva.

[7] Hebreus 13:15 NVI.

[8] 1 Timóteo 2:5.

[9] Neemias 8:10 ARC.

[10] Isaías 6:3.

[11] https://unlockingthebible.org/2018/03/a-sacrifice-of-praise.

[12] 1 Tessalonicenses 5:18 NLT.

[13] Filipenses 4:11 NVI.

[14] 1 Tessalonicenses 5:18 BV.

[15] Romanos 8:28.

[16] Salmo 22:3.

[17] Romanos 8:37 NVI.

[18] NVI.

 https://anchor.tfionline.com/pt/post/o-sacrificio-de-louvor/

0 Comments:

Copyright © Fight for Your Faith