Does your faith need strengthening? Are you confused and wondering if Jesus Christ is really "The Way, the Truth, and the Life?" "Fight for Your Faith" is a blog filled with interesting and thought provoking articles to help you find the answers you are seeking. Jesus said, "Seek and ye shall find." In Jeremiah we read, "Ye shall seek Me, and find Me, when ye shall seek for Me with all your heart." These articles and videos will help you in your search for the Truth.

Monday, June 14, 2021

Refúgio em Deus


Dennis Edwards                     Março 3, 2021

Um amigo e eu temos conversado sobre como tudo o que está acontecendo no mundo neste momento nos deixa desconfortáveis, e as perguntas que podem surgir com isso, como por exemplo: O fim está próximo? Será que as profecias do tempo do fim serão cumpridas em nossa geração? O que Deus quer que eu faça? Será que minha família e eu estamos onde Deus quer que estejamos? Se não, para onde vamos? Gostaríamos de poder simplesmente voar para algum lugar secreto e encontrar paz e sossego, longe das tempestades da vida que parecem estar rugindo ao nosso redor.

Quando começamos a ter esse tipo de pensamentos, preocupações e ansiedades, a melhor coisa é parar e buscar a Deus. — Buscar a Deus em Sua Palavra; buscar a Deus no louvor e na canção; buscar a Deus em oração desesperada. Ele promete atender quando O buscamos de todo o coração.

Davi escreveu nos Salmos: O meu coração está dolorido dentro de mim, e terrores da morte caíram sobre mim. Temor e tremor vieram sobre mim; e o horror me cobriu. Assim eu disse: Oh! quem me dera asas como de pomba! Então voaria, e estaria em descanso. Eis que fugiria para longe, e pernoitaria no deserto.[1]

Mas o que Davi fez nesta situação de aflição? Será que ele ficou ali só se preocupando? Não, ele procurou refúgio na oração. Eu, porém, invocarei a Deus, e o Senhor me salvará. De tarde e de manhã e ao meio-dia orarei; e clamarei, e ele ouvirá a minha voz.[2]

Davi termina de forma positiva, e deveríamos fazer o mesmo. Ele escreveu: [Deus] livrou em paz a minha alma da peleja que havia contra mim. … Lança o teu cuidado sobre o Senhor, e ele te susterá; não permitirá jamais que o justo seja abalado.[3]

Deus promete em Sua Palavra ser o refúgio que buscamos. Em Isaías lemos: Porque foste a fortaleza do pobre, e a fortaleza do necessitado, na sua angústia; refúgio contra a tempestade, e sombra contra o calor.[4]

Assim, podemos realmente encontrar a paz de espírito e mente que buscamos, buscando Deus e O encontrando. Precisamos manter nossa mente nEle. Tu conservarás em paz aquele cuja mente está firme em Ti; porque ele confia em Ti.[5]

O problema é que o inimigo da nossa alma tenta nos fazer pensar nos ventos e ondas do momento e esquecer que temos Deus do nosso lado. Lucas registrou as palavras de Jesus sobre os últimos dias:

E haverá sinais no sol e na lua e nas estrelas; e na terra angústia das nações, em perplexidade pelo bramido do mar e das ondas. Homens desmaiando de terror, na expectação das coisas que sobrevirão ao mundo.[6]

Essas palavras podem muito bem estar descrevendo o estado do mundo atual e a grande incerteza pelo dia de amanhã. O suicídio e a violência doméstica têm aumentado nestes dias de ansiedade. O que devemos fazer como cristãos? Como devemos andar? Como devemos reagir?

Se buscarmos orientação na Palavra de Deus, podemos encontrar muitas passagens que oferecem conselhos, consolo e força. Vejamos algumas delas. O primeiro comando que Deus deu a Moisés e Josué ao iniciarem a luta para conquistar a Terra Prometida, uma terra cheia de gigantes e nações mais fortes que os israelitas, foi:

Sejam fortes e corajosos. Não tenham medo nem fiquem apavorados por causa deles, pois o Senhor, o seu Deus, vai com vocês; nunca os deixará, nunca os abandonará.[7] O próprio Senhor irá à sua frente e estará com você; ele nunca o deixará, nunca o abandonará. Não tenha medo! Não se desanime![8]

O Senhor lhes disse para não ficarem desencorajados, para não desanimarem, não terem medo, mas para serem fortes e terem bravura, para serem corajosos, porque o Senhor estaria com eles aonde quer que fossem. Deus sabe que o medo nos incapacita. O medo é o oposto da fé e nos impede de confiar em Deus e em Seu cuidado por nós.

Porque o medo supõe castigo. Aquele que tem medo não está aperfeiçoado no amor.[9] Porque Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação.[10]

Deus quer que superemos o medo através da fé. Deus quer nos orientar; Ele quer nos usar ao limite. Nosso trabalho é buscar a Ele diligente e fervorosamente para saber o que Ele quer que façamos. E quando o medo e a preocupação entram em cena, podemos seguir o exemplo de Davi:

Em qualquer tempo em que eu temer, confiarei em ti. Em Deus louvarei a sua palavra, em Deus pus a minha confiança; não temerei o que me possa fazer a carne.[11]

Usar o louvor em tempos de ansiedade e problemas, juntamente com passar tempo na Palavra de Deus, nos ajudará a ter a vitória e a clareza de mente e coração que buscamos. Deus será nosso refúgio. Tem misericórdia de mim, ó Deus, tem misericórdia de mim, porque a minha alma confia em ti; e à sombra das tuas asas me abrigo, até que passem as calamidades.[12]

Não sabemos quanto tempo será “até que passem as calamidades”, mas Deus prometeu estar conosco. Ele prometeu ser um abrigo na tempestade. Quando passares pelas águas estarei contigo, e quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti. Porque eu sou o Senhor teu Deus, o Santo de Israel, o teu Salvador. … Não temas, pois, porque estou contigo.[13]

Uma noite, os discípulos viajavam com Jesus no Mar da Galileia quando começou uma tempestade e a embarcação estava prestes a ser tomada pelas ondas e o bravo mar. Os discípulos acordaram Jesus, que estava dormindo na popa do barco. Jesus disse para o mar: “Aquiete-se! Acalme-se!” O vento se aquietou, e fez-se completa bonança.Então perguntou aos seus discípulos: “Por que vocês estão com tanto medo? Ainda não têm fé?”[14]

Aproximemo-nos de Deus com plena certeza de fé de que Ele é poderoso para fazer muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera.[15] Se Deus é por nós, quem será contra nós?[16] Tal como Davi disse: “Em Deus tenho posto a minha confiança, não temerei,”[17] porque Ele me ajudará e me sustentará com a destra da Sua justiça.[18]


[1] Salmo 55:4–7 ACF.

[2] Salmo 55:16–17 ACF.

[3] Salmo 55:18, 22 ACF.

[4] Isaías 25:4 ACF.

[5] Isaías 26:3.

[6] Lucas 21:25–26 ACF.

[7] Deuteronômio 31:6 NVI.

[8] Deuteronômio 31:8 NVI.

[9] 1 João 4:18 NVI.

[10] 2 Timóteo 1:7 ACF.

[11] Salmo 56:3–4 ACF.

[12] Salmo 57:1 ACF.

[13] Isaías 43:2–3, 5 ACF.

[14] Marcos 4:39–40 NVI.

[15] Efésios 3:20.

[16] Romanos 8:31.

[17] Salmo 56:11.

[18] Ver Isaías 41:10.

0 Comments:

Copyright © Fight for Your Faith